As ruas de Amsterdã, capital da Holanda, são o palco de atuação de um andarilho noturno cuja missão é polêmica, mas, até certo ponto, nobre: customizar carros alheios sem ser notado, de modo a garantir que os proprietários deem de cara com um modelo bem mais esportivo ao despertarem na manhã seguinte. O nome do novo “herói” é Max Siedentopf, e seu material de trabalho de cada madrugada é o papelão.
Naturalmente, o trabalho feito pelo holandês é bastante rudimentar, sendo muito mais interessante pela sua concepção do que pelo resultado final em si. “Pensei em transformar a maioria dos carros convencionais da cidade em supercarros gastando poucos euros para isso”, disse o artista ao site Wired. Mesmo com orçamento curto, Max consegue desenvolver difusores, saias laterais, aerofólios, novos para-lamas e para-choques, entre outros itens que se parecem (ao menos conceitualmente) com aqueles criados por oficinas famosas.
Uma vez que todos os itens estejam prontos, o corajoso holandês sai às ruas, dando preferência à região industrial de Amsterdã, que é próxima à sua casa. Para isso, usa um skate ou uma estilizada bicicleta zebrada. O processo de reestilização dos carros começa por volta de 4h30, o que garante uma emoção adicional a Max. “O lance é que nunca tenho muito tempo para concluir os trabalhos antes que amanheça”, confessa.
A instalação de cada peça dura aproximadamente dez minutos. Quando a obra está finalizada, Siedentopf saca sua câmera e tira algumas fotos, sempre com agilidade, de modo a evitar um flagrante de algum proprietário que eventualmente não aprove o negócio. Até o momento, ele diz que não houve nenhuma grande intercorrência – apesar de efetivamente já ter sido flagrado por alguns pedestres que retornavam de atividades da vida noturna da cidade holandesa, mas nenhum deles com a intenção de prejudicá-lo. O resultado final dos trabalhos do artista você pode ver nessas fotos.
VEJA MAIS
– Lexus cria Origami Car, carro funcional feito com papel
– Conheça mini motores movidos a ar