Responsável pelas vendas da linha Hyundai HB20 no Brasil, a HMB apresenta hoje (12) o novo motor 1.0 de três cilindros turbo que passa a ser oferecido para o hatch HB20 e o sedã HB20S.
Concorrente do motor de configuração semelhante presente no VW Up! TSI (e que deve ganhar a companhia do 1.0 tricilíndrico turbo que a Ford prepara para Ka e Fiesta no segundo semestre), ele é flex e produz 105 / 98 cavalos e 15 / 13,8 mkgf de torque. Abastecido com etanol, o carro faz 8,2 km/l na cidade e 10,1 km/l na estrada. Com gasolina, os números sobem para 11,6 km/l e 14,3 km/l, respectivamente. Os números de consumo foram aferidos pelo INMETRO.
LEIA MAIS:
>> O downsizing pode afetar a durabilidade dos motores?
>> Guia de Usados: Hyundai HB20
Os dados de potência e torque mostram que a nova opção de motor deve ser intermediária entre os 1.0 e 1.6 aspirados já existentes na linha HB20 – o 1.0 12V produz 80 / 75 cavalos, enquanto o 1.6 16V rende 128 / 122 cavalos. O 1.0 turbo será oferecido nas versões Comfort Plus e Comfort Style. Veja como fica a tabela de preços do HB20 e HB20S:
Comfort Plus | Comfort Style | |
---|---|---|
HB20 1.0 | R$ 43.745 | R$ 47.895 |
HB20 1.0 Turbo | R$ 47.445 | R$ 51.595 |
HB20 1.6 | R$ 50.295 | R$ 54.245 |
HB20S 1.0 | R$ 47.775 | R$ 51.525 |
HB20S 1.0 turbo | R$ 51.475 | R$ 55.225 |
HB20S 1.6 | R$ 54.125 | R$ 57.875 |
Visualmente não há mudanças em relação às versões aspiradas, salvo pela colocação de um discreto logotipo Turbo na traseira.
Na comparação direta com o concorrente da VW, o novo motor da Hyundai oferece potência idêntica, torque menor e consumo maior em todas as condições. Confira:
HB20 1.0 turbo | Up! TSI | |
---|---|---|
Potência | 105 / 98 cv a 6.000 rpm | 105 / 101 cv a 5.000 rpm |
Torque | 15 / 13,8 mkgf a 1.550 rpm | 16,8 mkgf a 1.500 rpm |
Consumo com etanol (INMETRO) | 8,2 km/l (cidade) / 10,1 km/l (estrada) | 9,6 km/l (cidade) / 11,1 km/l (estrada) |
Consumo com gasolina (INMETRO) | 11,6 km/l (cidade) / 14,3 km/l (estrada) | 13,8 km/l (cidade) / 16,1 km/l (estrada) |