GWM Haval H9 será nacional contra Toyota SW4; Tank 400 e 700 chegam em 2026
GWM planeja desde um SUV de sete lugares para enfrentar a Toyota, até um jipão com 524 cv para o mercado brasileiro

A GWM não planeja lançar nenhum novo carro elétrico no Brasil nos próximos anos, mas poderá ter duas opções de carros a diesel à venda a médio prazo. Além da picape Poer, que será lançada no começo do segundo semestre, o novo Haval H9 também será fabricado no Brasil.
A fábrica da GWM em Iracemápolis (SP) já está preparada para fabricar carros com chassi de longarina. A mesma linha responsável pela montagem da picape Poer será usada para fabricar o SUV mais raiz da linha Haval.
O Haval H9 ganhou nova geração na China há poucos meses. Ele tem visual quadradão como os Tank, mas foca mais na robustez e no espaço interno do que no desempenho, ao contrário do Tank 300. Um dos argumentos do H9 será o espaço para levar sete adultos.

O motor 2.4 turbodiesel que equipará a picape média Poer é a grande novidade mecânica da nova geração do H9. Contudo, a GWM não confirma que o modelo será diesel no Brasil.

A posição da fabricante é que o novo SUV utilizará pelo menos uma mecânica idêntica à da picape, que terá versões a diesel e PHEV. A questão é que como PHEV já há três versões do Haval H6, o Tank 300 e também os novos Tank 400 e 700, confirmados para o Brasil.

Além do mais, o GWM Haval H9 ajudaria a GWM a reforçar sua presença no interior do Brasil, onde a Toyota SW4 é tão requisitada por aqueles que não dependem da caçamba de uma picape mas fazem questão da robustez e da tração 4×4 que o chassi proporciona. Foi esse argumento que fez a GWM decidir lançar a Poer diesel no Brasil.

O Haval H9 já roda em testes no Brasil. Tem 4,95 m de comprimento e 2,85 m de entre-eixos, com 1,95 m de largura. Isso lhe confere espaço suficiente para seus sete passageiros.
A cabine não fica devendo sofisticação aos Tank e também tem revestimento de couro nas portas, três zonas de temperatura e uma grande central multimídia de 14,6 polegadas. A produção nacional do Haval H9 está prevista para o primeiro semestre de 2026.
Novos modelos Tank

A GWM já adiantou que planeja, ao mesmo tempo, uma expansão da linha Tank no mercado brasileiro. A divisão acabou de estrear no Brasil com o Tank 300, que parte dos R$ 333.0000.
A expansão será com o lançamento dos Tank 400 e Tank 700 no Brasil a partir de 2026.

O Tank 400 Hi4-T PHEV tem a mesma mecânica disponível para a picape Poer PHEV no mercado internacional. Quer dizer que une um motor 2.0 turbo de 252 cv
e 38,7 kgfm a outro elétrico, de 163 cv. O resultado dessa combinação são 408 cv e 76,5 kgfm de torque.
O câmbio é automático e tem 9 marchas, e divide a força entre as quadras rodas, oferecendo as opções de tração 4×4 com reduzida. Com isso, o SUV prova que não é bom só no off-road, já que pode fazer de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos.

O Tank 400 tem porte grande, chegando aos 4,98 m de comprimento. O entre-eixos tem 2,85 metros. Na cabine, o Tank 400 traz equipamentos tecnológicos e um acabamento refinado, que mistura couro com detalhes metálicos. A central multimídia tem uma tela bem grande com 16,2’’, enquanto o painel de instrumentos tem tela de LCD e 12,3’’.

O GWM Tank 700, por sua vez, sustenta sua existência na potência dos seus motores e no acabamento. A combinação da aparência robusta e agressiva, com traços retilíneos, e do acabamento mais requintado, poderiam fazer dele uma alternativa acessível ao Mercedes Classe G.
As dimensões do SUV chinês, porém, são superiores às do alemão: são 5,11 metros de comprimento, 2,12 m de largura, 1,99 m de altura e 3 m de entre-eixos – ou seja, 24 cm maior no comprimento e 11 cm maior no entre-eixos.

Na mecânica, combina o motor V6 3.0 a gasolina de 365 cv a um motor elétrico. Juntos, eles rendem 524 cv e 76,5 kgfm, e são auxiliados pela nova transmissão 9AT da GWM, com nove marchas e focada em modelos híbridos de grandes dimensões.