Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Grandes Brasileiros: Gurgel BR-800

O carro 100% nacional que nasceu de um sonho de infância

Por Felipe Bitu
Atualizado em 23 nov 2016, 17h14 - Publicado em 22 dez 2013, 23h17
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Gurgel BR-800
    Com 3,2 metros, ele é 70 cm menor que um VW Gol atual ()

    O engenheiro João Augusto Conrado do Amaral Gurgel não tinha um grande sonho. De fato, o dele era bem pequeno: produzir um automóvel 100% nacional com 3,2 metros de comprimento, empreitada que depois de 62 anos de vida materializou-se na forma do BR-800.

    A ideia nasceu ainda na infância, mas começou a tomar forma em 1956, quando Gurgel ingressou na Ford, recém-saído da GM. Andando pelo bairro paulistano do Ipiranga, conheceu um empresário alemão que montava Fuscas que vinham em peças da matriz, Friedrich Schultz-Wenk, que mais tarde selaria a parceria para fornecer à Gurgel a mecânica VW usada em seus primeiros utilitários.

    Gurgel BR-800
    Vidro traseiro basculante permitia acesso ao minúsculo porta-malas de 122 litros ()

    Estabelecido e capitalizado, Gurgel viu o Fusca sair do mercado em 1986: era a oportunidade para ressuscitar um projeto rejeitado como trabalho de formatura na Escola Politécnica da USP, em 1949. Era o embrião do Cena (Carro Econômico Nacional): pequeno (2,9 metros), leve (450 kg) e com um motor bicilíndrico de 650 cm3, ele foi projetado para ser o automóvel mais barato do país.

    Continua após a publicidade
    Gurgel BR-800
    Volante exige que o motorista dirija de braços esticados; pedais são mal posicionados ()

    Seu chassi tubular era revestido por uma carroceria de fibra de vidro. A transmissão similar à do Chevette custava pouco, mas não oferecia o mesmo rendimento de uma tração dianteira. Rebatizado Gurgel 280 e depois testado pela QUATRO RODAS, ele até que bebia pouco, mas andava ainda menos: fez a15,9 km/l na estrada, com máxima de 108,8 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em longos 47,99 segundos.

    Gurgel BR-800
    O robusto câmbio de 4 marchas vinha do Chevette ()
    Continua após a publicidade

    O modelo definitivo apresentaria marcas melhores, em dezembro de 1988: 18,62 km/l na estrada e 0 a 100 km/h em 43,48 segundos. A máxima caía para 107,2 km/h, evidenciando sua vocação estritamente mente urbana.

    Gurgel BR-800
    Espaço era apertado para quatro adultos ()

    A opinião é ratifcada pelo aposentado Waldir Bortholuzzi, entusiasta da marca e proprietário deste BR-800 1991 da última safra.”Ele é um carrinho urbano, divertido e despretensioso: fica reservado aos momentos de lazer pelo bairro, no máximo uma esticada até um encontro de antigos. Já viajei com ele, mas seu desempenho é modesto: na estrada, ele é um peixe fora d’água”, diz Waldir, que possui mais 12 modelos da marca em sua garagem.

    Continua após a publicidade
    Gurgel BR-800
    Motor bicilíndrico produzia 32 cv e 5,8 mkgf ()

    A produção do BR-800 iniciou-se enfm em 1988, viabilizada pelo lançamento de um lote de 10.000 ações da empresa: cada investidor pagava 3.000 dólares pelo carro e mais metade desse valor pelas ações (na época, só sócios podiam comprar o BR). Um bom negócio, considerando que havia gente que pagava ágio de 100% pelo privilégio de rodar com o único automóvel 100% nacional.

    Gurgel BR-800
    Estepe ficava escondido atrás da placa ()
    Continua após a publicidade

    Tudo mudaria em 1990: o IPI para automóveis até 1 litro de cilindrada foi defnido em 10%, prejudicando a Gurgel (que antes recolhia só 5%) e benefciando a Fiat (que antes pagava 20%). O BR-800 agora custava pouco menos que o Uno Mille, substancialmente melhor e mais espaçoso. E seus 12,2 km/l na cidade eram um argumento de venda muito pequeno diante dos 11,61 km/l do Gol CL, com o dobro da cilindrada.

    Gurgel BR-800
    Janelas das portas eram corrediças ()

    Lento, barulhento e desconfortável, ele saiu de cena em 1991, custando mais de 7.000 dólares. A Gurgel até tentou encarar a concorrência com o Supermini, uma evolução do BR-800, mas também não correspondeu à expectativa: fraco e com consumo incompatível, selou a derrocada da mais famosa montadora brasileira, que pediu concordata em 1993 e encerrou as atividades no ano seguinte. O sonho do carro nacional havia chegado ao fim.

    Continua após a publicidade
    Teste – abril de 1991
    Aceleração de 0 a 100 km/h 34,39 s
    Velocidade máxima 110,5 km/h
    Frenagem de 80 km/h a 0 34,8 m
    Consumo médio 13,27 km/l
    Preço (março de 1991) CR$ 1.540.938
    Preço (atualizado IGP-M/FGV) R$ 44.035
    Ficha Técnica – Gurgel BR-800
    Motor longitudinal, 2 cilindros opostos, 2 válvulas por cilindro, comando de válvulas simples no bloco, alimentação por carburador de corpo simples
    Cilindrada 792 cm3
    Potência 32 cv a 4500 rpm
    Torque 5,8 mkgf a 2800 rpm
    Câmbio manual de 4 marchas, tração traseira
    Dimensões comprimento, 319 cm; largura, 147 cm; altura, 146 cm; entre-eixos, 190 cm
    Peso 634 kg
    Pneus 145 SR13 radiais
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.