A Volkswagen deu ao Up! a atribuição de preparar o terreno e mostrar do que seu motor 1.0 turbo é capaz. Agora, a marca dá mais um passo e lança o primeiro hatch médio com motor “mil” do país: o Golf 1.0 TSI. Vendido em versão única, Comfortline, ele parte de R$ 74.990.
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Por fora, o Golf 1.0 TSI é idêntico ao 1.6. Muda apenas a identificação TSI, no lugar da MSI, na parte inferior direita da tampa do porta-malas. Enquanto o 1.0 vem com câmbio manual de seis marchas, o 1.6 continuará com o manual de cinco, além do automático (com conversor de torque) opcional. A suspensão traseira segue com eixo de torção, como no restante da linha nacional do Golf – exceto pelo esportivo GTI.
A lista de equipamentos de série também é semelhante, com sete airbags, controles de estabilidade e tração, ar-condicionado analógico, retrovisores elétricos e com aquecimento, faróis e lanterna de neblina, rodas aro 16, alarme, central multimídia com App-Connect, Bluetooth e USB e sensores de estacionamento dianteiro e traseiro.
Além do teto solar (R$ 4.573), serão oferecidos três pacotes de opcionais: Elegance (R$ 3.200), com sensor de chuva e farol, retrovisor interno eletrocrômico, piloto automático, volante multifuncional e rodas aro 17 e Exclusive (R$ 9.549), com tudo do Elegance mais multimídia com GPS e tela de 6,5 polegadas. A eles pode ser adicionado o pacote Comfort (R$ 4.573), com ar digital e bancos de couro.
Como já havíamos previsto, o 1.0 TSI não aposenta o 1.6 MSI – ao menos, não agora. Para alocá-lo entre o 1.6 e o 1.4 TSI, a Volkswagen fez um reposicionamento de preços, baixando o valor do 1.6 MSI manual de R$ 78.130 para R$ 73.130 – uma redução de cinco mil reais.
A diferença de apenas R$ 1.860 entre o 1.6 MSI e o 1.0 TSI teoricamente pode canibalizar bastante as vendas do mais velho. Mas com a redução de preço, a versão de entrada passa a oferecer um custo-benefício atraente – seu principal concorrente, o Focus SE 1.6, hoje parte de R$ 74.590.
Além disso, o 1.6 MSI continuará oferecendo a opção de câmbio automático – o 1.0 TSI, por enquanto, será vendido apenas com câmbio manual de seis marchas, decisão bastante difícil de entender, na medida em que as configurações manuais hoje respondem por apenas 20% das vendas dos Golf 1.6 MSI e 1.4 TSI.
Uma hipótese é de que a Volks deseja queimar seu estoque de unidades do 1.6 MSI para, no futuro próximo, substituí-lo completamente pelo novo “mil”, incluindo uma futura configuração automática. A própria Volks afirma que, em concessionárias, já é possível encontrar o modelo de entrada do 1.6 por R$ 71.130.
Outra hipótese é de que o motor 1.0 TSI não seja compatível com a transmissão automática com conversor de torque (designada AQ-250 e comumente chamada de Tiptronic) que a Volks adotou nos modelos intermediários do Golf hatch após a nacionalização. Na Europa, o Golf 1.0 TSi tem a caixa automatizada de dupla embreagem DSG-7 como opcional – no Brasil, hoje ela só continua a ser oferecida no GTI.
Questinada pela QUATRO RODAS sobre a compatibilidade do motor 1.0 TSI com a AQ-250 (e sobre planos futuros para equipar a nova versão do Golf com alguma opção não-manual, seja o AQ-250, o DSG-6 ou o DSG-7), a Volks preferiu se abster de comentar.
1.0 anda mais e bebe menos que o 1.6
Segundo a marca, o motor 1.0 TSI de três cilindros que passa a equipar o Golf tem modificações em relação ao utilizado no Up!. Peças como intercooler, bielas e válvulas são diferentes, além da calibração eletrônica. São 125 / 116 cv e 20,4 mkgf de torque (20 cv e 3,6 mkgf a mais que no Up! com etanol).
No teste feito pela QUATRO RODAS e que será publicado na edição de outubro (nas bancas a partir da próxima semana), o 1.0 TSI fez valer a potência (5 cv) e o torque (4,6 mkg) maiores que o 1.6 MSI, e foi melhor nas provas de aceleração, retomada e consumo, tanto vazio como carregado. Sem carga e com gasolina, ele acelerou de 0 a 100 km/h em 10,4 segundos, com consumo urbano de 12,9 km/l.
NOTA DO EDITOR: no mesmo evento do Golf 1.0 TSI, a Volkswagen anunciou mudanças na Golf Variant e uma nova versão de entrada do TIguan com motor 1.4 TSI. Clique aqui para ler a reportagem completa.