Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

GM e Honda cancelam planos de carro elétrico barato que viria ao Brasil

Sem muitas explicações, General Motors e Honda citam dificuldades estruturais para tirar do papel o plano ambicioso de elétricos baratos

Por João Vitor Ferreira
25 out 2023, 21h45

Em abril do ano passado recebemos a notícia que GM e Honda estariam trabalhando para lançar, conjuntamente, uma linha de carros elétricos baratos, que usariam as baterias Ultium da montadora americana e chegariam em 2027. Tais modelos estavam previstos para América do Sul, além da América do Norte e China. O Brasil seria um deles.

Isso não acontecerá mais: as duas montadoras emitiram um comunicado cancelando todos os planos para os futuros elétricos acessíveis. “Após extensos estudos e análises, chegamos a uma decisão mútua de descontinuar o programa. Cada empresa continua comprometida com a acessibilidade no mercado de veículos elétricos”, diz a nota

O motivo pelo qual o projeto da nova plataforma foi adiado ainda é incerto. Quem falou um pouco sobre o assunto foi Toshihiro Mibe, CEO da Honda, que em entrevista à Bloomberg citou apenas que o projeto seria “difícil como negócio”.

GM-Ultium-Platform-2
A ideia do projeto seria projetar uma nova plataforma mais acessível com base nas baterias Ultium da GM (Divulgação/GMC)

Já do lado norte-americano, a GM não tem explicações mais claras. Porém, sabemos que a montadora vem enfrentando problemas com suas fábricas de baterias. As baterias Ultium, que seriam usadas nos carros produzidos em parceria com a Honda, ainda não atingiram o patamar de produção em massa desejado pela GM e pela LG Chem, que ajudou a projetar a tecnologia.

Continua após a publicidade

Em julho, a GM teve problemas na planta da BrightDrop, no Canadá, que produz a van de entregas Zevo 600, um dos primeiros veículos da montadora feitos com a bateria Ultium. A parada da linha de produção ocorreu devido à falta de células e a montadora atribuiu a escassez à um “fornecedor de equipamentos de automação” não especificado.

BrightDrop Zevo 600
O BrightDrop Zevoo 600 é dos modelos que usam as baterias Ultium atualmente e teve problemas em sua linha de produção devido à falta de céulas (BrightDrop/Divulgação)

Já a fábrica do Michigan, onde a montadora fabricava o Bolt EV, vai demorar um pouco mais para ser atualizada. A GM anunciou recentemente que suspenderia a produção do hatch para que a planta pudesse ser melhorada para começar a construir picapes elétricas em 2024. Mas o cronograma vai atrasar e os carros com bateria Ultium só sairão de lá a partir 2025.

Compartilhe essa matéria via:

Embora seja mais barata e melhor que as baterias convencionais, a tecnologia Ultium ainda não vingou. De acordo com dados da KBB, apenas 6.920 unidades que usam células Ultium foram vendidas de janeiro a novembro de 2023. Isso leva em consideração os modelos Chevrolet Blazer EV e Silverado EV, a picape Hummer EV, o Cadillac Lyriq e a van Zevo 600. Por outro lado, o Bolt EV, que usa uma bateria convencional e mais cara de íons de lítio, já atingiu a marca de 49.494 unidades vendidas.

2024-chevrolet-blazer-ev_100848348_h
Vendas de veículos com as baterias Ultium, como o Blazer EV, ainda são muito baixas (Divulgação/Chevrolet)

Embora o projeto de construir carros elétricos mais acessíveis não tenha dado certo, Honda e GM continuam trabalhando juntas em outras frentes. Os japoneses, por exemplo, apresentaram o Honda Prologue e o Acura ZDX, que usam a plataforma Ultium. 

2024-Honda-Prologue-927-5
Honda lançará o Prologue ainda em breve, que usa a plataforma da GM (Divulgação/Honda)

As duas também estão em um projeto junto a Stellantis, BMW, Hyundai, Kia, e Mercedes-Benz para criar uma rede de 30.000 postos de carregamento rápido nos EUA e no Canadá começando no ano que vem.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.