Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Tradição ou modernidade? Relembramos alguns modelos históricos e seus sucessores, diretos ou "espirituais". Você ficaria com o passado ou com o presente? (divulgação/)
1/21 Tradição ou modernidade? Relembramos alguns modelos históricos e seus sucessores, diretos ou "espirituais". Você ficaria com o passado ou com o presente? (divulgação) 2/21 PASSADO: Fiat Mille - Um antecessor nem tão antigo assim, afinal, o Mille foi produzido até o fim de 2013. Ele passou por mudanças desde que foi lançado em 1984, sendo sempre uma das opções mais acessíveis do mercado (divulgação) 3/21 PRESENTE: Fiat Novo Uno - Linhas mais modernas, apelo junto aos jovens e itens de série em dia com o mercado era a proposta dele quando estreou, em 2010. Recebeu uma atualização, mas começa a perder fôlego nas vendas (divulgação) 4/21 PASSADO: VW Gol - Desnecessário discorrer sobre os muitos méritos do Gol ao longo de mais de três décadas de existência. Logo em sua primeira geração, foram muitas versões, incluindo a histórica GT, com motor AP-1800 (divulgação) 5/21 PRESENTE: VW Gol - Nada dura para sempre - nem a liderança do Gol no mercado brasileiro. O compacto vive certa crise de personalidade e apostará numa sétima geração inspirada no Polo para voltar à liderança. Conseguirá? (divulgação) 6/21 PASSADO: Ford Ka - Quando chegou por aqui, em 1997, o Ka ganhou a simpatia de muitos, graças às suas formas arredondadas e seu preço modesto. O projeto, porém, ficou defasado e, quando reformulado, em 2008, não agradou (divulgação) 7/21 PRESENTE: Ford Ka - em 2014, o nome Ka voltou a fazer sucesso no mercado. O projeto global e moderno, com itens inéditos no segmento, como controle de estabilidade, fixa-se em 2015 como o modelo mais vendido da marca (divulgação) 8/21 PASSADO: Chevrolet Vectra - Lançado no Brasil em 1993, o Vectra foi referência em termos de esportividade e desempenho ao longo de toda a década. Chegou a liderar o segmento de sedãs médios (divulgação) 9/21 PRESENTE: Chevrolet Cruze - Modelo mais vendido da marca no mundo atualmente, o Cruze chegou ao Brasil no fim de 2011. Nunca conseguiu combater os rivais japoneses Toyota Corolla e Honda Civic, apesar do projeto moderno (divulgação) 10/21 PASSADO: Fiat Elba - A perua do Mille ficou muito famosa por ser o carro particular do presidente Fernando Collor, no início dos anos 90. Seu espírito era eminentemente cargueiro, com direito a porta-malas de 847 litros (divulgação) 11/21 PRESENTE: Fiat Weekend - Inovador quando chegou ao mercado (como Palio Weekend), em 1996, o modelo ganhou reestilizações, mas segue utilizando a mesma base do antigo Palio. Uma nova perua não cairia mal na gama da marca (divulgação) 12/21 PASSADO: Chevrolet Montana - Surgiu com pompa e circunstância, como um projeto brasileiro mais avançado visual e mecanicamente do que as rivais Fiat Strada e Volkswagen Saveiro. Seu apelo era mais forte junto aos jovens (Chevrolet/Divulgação) 13/21 PRESENTE: Chevrolet Montana - O tempo passou para a Montana. A Chevrolet passou a usar como base o Agile, equipando-a com motor 1.4. O resultado é uma participação de mercado de meros 13% - a rival Strada detém 56% (divulgação) 14/21 PASSADO: Peugeot 206 - Um sucesso. Em que pese o fato de nunca ter ameaçado os líderes do segmento, o 206, trazido ao Brasil em 2001, teve mais de 30 mil unidades vendidas ao ano até 2008 e angariou muitos fãs (Divulgação/Peugeot) 15/21 PRESENTE: Peugeot 208 - Revelado por aqui no Salão do Automóvel de 2012, o 208 subiu de patamar e não obteve êxito. Apesar de moderno e bem equipado, a grande aposta recente da marca no País não empolgou até aqui (divulgação) 16/21 PASSADO: VW Santana - O grande rival do Chevrolet Monza por mais de uma década. O Santana, porém, foi um pouco mais longevo, resistindo no Brasil até 2006, quando já era amplamente superado por carros mais modernos (divulgação) 17/21 PRESENTE: VW Jetta - Tecnicamente, não seria inteligente tirar méritos do Jetta. Apesar disso, nunca empolgou como o Santana, nem ameaça rivais japoneses (Civic e Corolla) na tabela de vendas (divulgação) 18/21 PASSADO: Ford Escort/Verona - Até hoje, ele é um dos modelos favoritos dos admiradores da Ford no País. Substituto do Corcel, o Escort (Verona, no caso do sedã, por algum tempo), agradava pela esportividade (divulgação) 19/21 PRESENTE: Ford Focus Sedan - ele preenche diversos requisitos: esportividade, desempenho e itens de alta tecnologia. No entanto, não é a estrela única da companhia, que tem opções menores (Fiesta) e maiores (Fusion) (divulgação) 20/21 PASSADO: VW Fusca - Xodó de colecionadores, o Fusca é um ícone da indústria automotiva do século passado. Além disso, foi um raro caso de carro "aposentado" (em 1986) que voltou a ser produzido (1993-96) (divulgação) 21/21 PRESENTE: VW Fusca - De parecido com o Fusca original, só o nome (em 2012, com uma nova geração, voltou a ser chamado de Fusca). O modelo contemporâneo é mais refinado, mais potente e, claro, mais caro (divulgação)
Abril Comunicações S.A., CNPJ 44.597.052/0001-62 - Todos os direitos reservados.
Black Friday
A melhor notícia da Black Friday
ou
*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.
PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.