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O Opala SS venceu a eleição do Melhor Esportivo Nacional, promovida por QUATRO RODAS em sua página oficial no Facebook | Leia mais (divulgação/)
1/26 O Opala SS venceu a eleição do Melhor Esportivo Nacional, promovida por QUATRO RODAS em sua página oficial no Facebook | Leia mais (divulgação) 2/26 Na grande final, o clássico da GM superou outro modelo lendário da época, o Ford Maverick; a vitória foi apertada: o Opala teve pouco mais de 52% dos votos | (divulgação) 3/26 Ícone da GM, o Opala SS era o sonho da molecada daquele tempo, que sonhava em acelerar o vigoroso motor 4.1 pelas ruas e avenidas | Leia mais (Acervo/Quatro Rodas) 4/26 As faixas negras que decoravam a carroceria e o nome SS (de Separated Seats, ou assentos separados) identificavam o esportivo | Leia mais (divulgação) 5/26 Embora o sedã tivesse sido lançado em 1968, o cupê chegou às ruas somente quatro anos depois, com uma carroceria fastback e sem colunas centrais | Leia (Christian Castanho) 6/26 Com 140 cv debaixo do capô, o SS conseguia chegar aos 169,49 km/h, uma marca bastante impressionante para a época | Leia mais (Christian Castanho) 7/26 Além do design sedutor, o Opala SS também chamava atenção pelas inovações, como a introdução do câmbio manual de quatro marchas | Leia mais (Christian Castanho) 8/26 Até a perua Caravan ganhou uma versão SS em 1978: eram os primeiros indícios de perda da proposta original do modelo, concebido para ser um legítimo esportivo | (divulgação) 9/26 Já o sedã existiu desde o fim dos anos 60, mas acabou sendo ofuscado pela exuberância do cupê; nos testes, o sedã acelerava mais rápido, mas ficava para trás na velocidade máxima | (Acervo/Quatro Rodas) 10/26 Acabamento de primeira qualidade e detalhes esportivos (como o belo volante de três raios) conquistaram uma legião de fãs | Leia mais (divulgação) 11/26 A família SS passou por sua última reestilização em 1980, com novos faróis e lanternas e faixas decorativas apenas nas laterais do veículo | (divulgação) 12/26 Na votação realizada na página de QUATRO RODAS no Facebook, o Ford Maverick GT foi o vice-campeão, perdendo o título para o Opala por poucos votos | Leia mais (divulgação/Quatro Rodas) 13/26 O Honda Civic Si chegou à semi-final da votação, comprovando sua aceitação entre a nova geração e sua vocação de futuro clássico | Leia mais (divulgação) 14/26 Talvez o representante mais famoso dos muscle-cars, o Dodge Charger R/T acabou derrotado pelo Chevrolet Opala SS e perdeu a chance de ir à final | Leia mais (divulgação) 15/26 Outro esportivo contemporâneo, o Volkswagen Golf GTI, também chegou perto da grande final, mas acabou sendo derrotado pelo Civic | Leia mais (divulgação) 16/26 Considerado por muitos como o Volkswagen mais bonito de todos os tempos, o brasileiro SP2 não fez muito sucesso na época, mas hoje são disputados por colecionadores de todo o mundo; na votação, foi derrotado pelo Opala SS | (Divulgação/Volkswagen) 17/26 O primeiro carro produzido em série com turbocompressor: o Uno Turbo marcou época pela tecnologia de ponta e pelo desempenho do motor 1.4, que o fazia chegar quase aos 200 km/h; na votação, ele perdeu para o Maverick | (divulgação) 18/26 Um mês após a apresentação do Uno, foi a vez do Tempra Turbo chegar às ruas; além do estilo agressivo, o sedã chamava atenção pelo comportamento nervoso do motor 2.0 turbo, que despejava 165 cv no asfalto; os fãs do Facebook levaram o Tempra até as quarta (divulgação) 19/26 Com um motor 1.5 de 85 cv e carburador Solex duplo, o Passat TS era cobiçado pela juventude dos anos 70; no Facebook, foi superado pelo moderno Civic Si | Leia mais (divulgação) 20/26 O Puma GT não era tão esportivo assim no desempenho, mas encantava pelo belo design que o fazia ser comparado aos modelos europeus; pena que não foi bem em nossa eleição, perdendo para o Golf GTI | (divulgação) 21/26 Outro clássico nacional, o Willys Interlagos povoou a imaginação dos jovens motoristas nos anos 60; seu azar foi ter enfrentado (e perdido) para o Maverick (arquivo/Quatro Rodas) 22/26 Belo como poucos modelos já produzidos por aqui, o Karmann Ghia foi feito para desfilar, já que o motor VW não primava pelo alto desempenho; foi superado pelo Fiat Uno Turbo no Facebook | (divulgação) 23/26 Nem todos conhecem o Brasinca 4200 GT, um esportivo de linhas arrojadas e que (dizem) inspirou o Jensen Interceptor; acabou sendo derrotado em nossa votação virtual pelo SP2 | (divulgação) 24/26 O Gol GTi foi o primeiro automóvel brasileiro equipado com injeção eletrõnica de combustível; na eleição virtual promovida por QR, ele enfrentou um rival de peso e acabou derrotado pelo Opala SS | (divulgação) 25/26 Outro clássico dos anos 80/90, o Escort XR3 ainda é reverenciado até hoje, mas foi derrotado por pouco pelo Fiat Tempra Turbo | Leia mais (divulgação) 26/26 O fora-de-série Lobini H1 é uma raridade nas ruas, e talvez por isso é que não tenha se saído bem em nossa eleição no Facebook; outro motivo de sua derrota foi ter enfrentado logo de cara o favorito Dodge Charger R/T | (divulgação)
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