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Com a abertura da importação de veículos para o Brasil, o Longa Duração testou vários forasteiros nos anos 90, desde o controverso Lada Samara até o urbano Renault Twingo; outros modelos, como a dupla Honda Civic e Toyota Corolla, se despediram da maraton (Acervo Quatro Rodas/)
1/27 Com a abertura da importação de veículos para o Brasil, o Longa Duração testou vários forasteiros nos anos 90, desde o controverso Lada Samara até o urbano Renault Twingo; outros modelos, como a dupla Honda Civic e Toyota Corolla, se despediram da maraton (Acervo Quatro Rodas) 2/27 Gol CL 1.6: o modelo mais vendido do Brasil chegou inteiro ao fim dos 60 mil quilômetros, comprovando a resistência do motor AE 1.6 | Leia mais (Acervo Quatro Rodas) 3/27 Ford Verona GLX 1.8: apesar das várias falhas de projeto, da má qualidade dos componentes e do péssimo atendimento da rede, o sedã acabou sendo aprovado | Leia mais (Acervo Quatro Rodas) 4/27 Lada Samara: o primeiro importado a passar pelo Longa Duração expôs a fragilidade e o despreparo das concessionárias, ressaltou as falhas de projeto e teve seu motor trocado duas vezes. Acabou sendo reprovado | (Acervo Quatro Rodas) 5/27 Chevrolet Monza: o primeiro Monza com injeção eletrônica mostrou maturidade e contou com a eficiência da rede autorizada para chegar quase novo ao fim do teste | (Acervo Quatro Rodas) 6/27 Fiat Uno Mille: o pioneiro do segmento dos populares se comportou bem até os 40 mil quilômetros, mas chegou com problemas ao final da prova dos 60 mil quilômetros | Leia m (Acervo Quatro Rodas) 7/27 Ford Versailles: o irmão do Santana foi aprovado no teste, com a ressalva do alto consumo na versão movida a álcool | Leia mais (Acervo Quatro Rodas) 8/27 VW Santana x Fiat Tempra: colocando os sedãs frente a frente, QUATRO RODAS inovou mais uma vez, publicando o primeiro desmonte comparativo do mundo | Leia mais (Acervo Quatro Rodas) 9/27 Chevrolet Ipanema SL/E 1.8: após 16 meses encarando estradas e ruas brasileiras, a perua, que foi o primeiro carro a álcool com injeção eletrônica, recebeu elogios | Leia m (Acervo Quatro Rodas/Quatro Rodas) 10/27 Fiat Uno: carroceria, freios e parte elétrica não tiveram problemas, mas câmbio e motor abriram o bico | Leia mais (Acervo Quatro Rodas) 11/27 Chevrolet Kadett GSi: o esportivo rodou mais de 54 mil quilômetros com problemas por conta de uma peça defeituosa, mas depois foi bem | Leia mais (Acervo Quatro Rodas) 12/27 Chevrolet Omega: o teste estava caminhando para uma aprovação sem problemas, mas um grave problema no motor prejudicou o sedã | Leia mais (Acervo Quatro Rodas) 13/27 Gurgel Supermini: as sucessivas visitas às oficinas da marca fizeram o teste se estender por mais de dois anos; por todas as dores de cabeça, o urbano acabou sendo reprovado | (Acervo Quatro Rodas) 14/27 VW Logus CL: suspensão, freios e mecânica robustas acabaram se sobrepondo aos defeitos como motorização obsoleta e acabamento interno ruim | Leia mais (Acervo Quatro Rodas) 15/27 Ford Escort XR3: foram 26 meses de uma convivência nada pacífica, com direito a barulhos na suspensão, panes elétricas e até infiltração de água pela capota no conversível da Ford | (Acervo Quatro Rodas) 16/27 Honda Civic VTi: apesar do elevado preço das peças e dos serviços prestados pelas concessionárias, o esportivo foi um dos carros de comportamento mais regulares que já passaram pelo teste | (Acervo Quatro Rodas) 17/27 Fiat Tipo: primeiro importado de uma marca com fábrica no Brasil, o médio repetiu o (mau) tratamento dado a outros Fiat que passaram pelo teste e acabou sendo reprovado | L (Acervo Quatro Rodas) 18/27 Fiat Elba: espaçosa, segura e resistente, a perua sofreu com os serviços ineficientes e caros da rede autorizada após dois anos e dois meses de convivência conosco | Leia m (Acervo Quatro Rodas) 19/27 VW Gol GLi 1.8: se o carro comprovou sua tradicional robustez, o nível de acabamento e o tratamento dispensado pela rede autorizada deixaram a desejar | Leia mais (Acervo Quatro Rodas) 20/27 Ford F-1000: bastante exigida durante o teste, a picape grande se mostrou "pau para toda obra" em qualquer situação | Leia mais (Acervo Quatro Rodas) 21/27 VW Golf e Chevrolet Astra: em uma iniciativa inusitada, QUATRO RODAS decidiu testar e desmontar dois dos médios mais desejados do país naquela época, após rodar 60 mil quilômetros | (Acervo Quatro Rodas) 22/27 Renault Twingo: primeiro carro urbano importado a ser avaliado, o compacto foi bem em seis de outros quesitos, mas acabou reprovado pelo alto custo de manutenção | Leia mai (Acervo Quatro Rodas) 23/27 Renault Scènic: apesar de problemas como o alto custo de manutenção, a minivan se mostrou excelente companheira para viagens longas, com espaço de sobra para a família | L (Acervo Quatro Rodas) 24/27 Mercedes-Benz Classe A: primeiro modelo da marca da estrela a ser produzido no Brasil, o monovolume foi até a Argentina antes de ser desmontado | Leia mais (Acervo Quatro Rodas) 25/27 Honda Civic: o sedã passou com louvor no desmonte e enterrou qualquer dúvida sobre a resistência do câmbio automático | Leia mais (Acervo Quatro Rodas) 26/27 Toyota Corolla: o primeiro modelo da marca japonesa testado no Longa Duração praticamente não apresentou problemas sérios e se despediu com a mesma boa-forma de sempre | L (Acervo Quatro Rodas) 27/27 Chevrolet Celta: "pão-duro" de nascença, o Celta demonstrou bastante robustez e passou no teste com folga | Leia mais (Acervo Quatro Rodas)
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