Carros que marcaram os anos 60
Galeria de fotos da QUATRO RODAS sobre os carros dos anos 60
![Selecionamos alguns representantes da década de 60 que compõem o retrato histórico dos carros nacionais Selecionamos alguns representantes da década de 60 que compõem o retrato histórico dos carros nacionais](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/10/120514_60_abre.jpeg?quality=70&strip=info&w=928&w=636)
![DKW Sedan: soluções anticonvencionais e simplicidade mecânica conquistaram a simpatia (e garagens) das famílias DKW Sedan: soluções anticonvencionais e simplicidade mecânica conquistaram a simpatia (e garagens) das famílias](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/10/120514_60_02.jpeg?quality=70&strip=info&w=928&w=636)
![As portas suicidas eram o terror das moças de vestido (esq.) | Carga útil de 410 kg, para seis e as malas. O relógio era parte do charme da época (dir.) As portas suicidas eram o terror das moças de vestido (esq.) | Carga útil de 410 kg, para seis e as malas. O relógio era parte do charme da época (dir.)](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/10/120514_60_03p.jpeg?quality=70&strip=info&w=928&w=636)
![VW Fusca: o patinho feio caiu no gosto do povo, virou sinônimo de robustez e ganhou apelido que se tornou nome VW Fusca: o patinho feio caiu no gosto do povo, virou sinônimo de robustez e ganhou apelido que se tornou nome](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/10/120514_60_06.jpeg?quality=70&strip=info&w=928&w=636)
![Apertado, o interior tinha só o essencial para quem precisava dirigir um automóvel Apertado, o interior tinha só o essencial para quem precisava dirigir um automóvel](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/10/120514_60_08.jpeg?quality=70&strip=info&w=928&w=636)
![Puma: foi o mais bem-sucedido esportivo nacional. Surgiu como um protótipo de corrida, em 1964, e impressionou tanto seus criadores que logo virou carro de rua e ganhou o nome Puma Puma: foi o mais bem-sucedido esportivo nacional. Surgiu como um protótipo de corrida, em 1964, e impressionou tanto seus criadores que logo virou carro de rua e ganhou o nome Puma](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/10/120514_60_09.jpeg?quality=70&strip=info&w=928&w=636)
![Itamaraty: lançado em 1966, o automóvel foi o primeiro modelo de luxo feito no Brasil. Derivado da segunda geração do Aero-Willys, era um carro de segmento superior Itamaraty: lançado em 1966, o automóvel foi o primeiro modelo de luxo feito no Brasil. Derivado da segunda geração do Aero-Willys, era um carro de segmento superior](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/10/120514_60_10.jpeg?quality=70&strip=info&w=928&w=636)
![Romi-Isetta: ousado para a época, tinha motor dois-tempos de dois cilindros e uma só porta - o que o deixou de fora dos incentivos do governo e o fez perder o título oficial de primeiro automóvel nacional para a perua DKW-Vemag Romi-Isetta: ousado para a época, tinha motor dois-tempos de dois cilindros e uma só porta - o que o deixou de fora dos incentivos do governo e o fez perder o título oficial de primeiro automóvel nacional para a perua DKW-Vemag](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/10/120514_60_11.jpeg?quality=70&strip=info&w=928&w=636)
![Kombi: montada aqui em 1953, com peças da Alemanha, passou a ser fabricada em 1957 e até hoje está em linha. Utilitária por excelência, ainda não encontrou um rival com melhor custo-benefício Kombi: montada aqui em 1953, com peças da Alemanha, passou a ser fabricada em 1957 e até hoje está em linha. Utilitária por excelência, ainda não encontrou um rival com melhor custo-benefício](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/10/120514_60_12.jpeg?quality=70&strip=info&w=928&w=636)
![Democrata: a meta era fazer o primeiro carro 100% nacional. Seria um modelo de alto padrão, com design inspirado no americano Chevrolet Corvair, mas com um V6 de 120 cv italiano. No entanto uma estratégia de financiamento equivocada e colocada sob suspeit Democrata: a meta era fazer o primeiro carro 100% nacional. Seria um modelo de alto padrão, com design inspirado no americano Chevrolet Corvair, mas com um V6 de 120 cv italiano. No entanto uma estratégia de financiamento equivocada e colocada sob suspeit](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/10/120514_60_13.jpeg?quality=70&strip=info&w=928&w=636)
![Gordini: pequeno notável, com apenas 3,95 metros tinha quatro portas, levava quarto pessoas e alguma bagagem. O motor de 845 cm3 gerava "emocionantes" 40 cv, como preconizava a propaganda. Seu ponto (mais) fraco era a suspensão, que sofria em nosso piso Gordini: pequeno notável, com apenas 3,95 metros tinha quatro portas, levava quarto pessoas e alguma bagagem. O motor de 845 cm3 gerava "emocionantes" 40 cv, como preconizava a propaganda. Seu ponto (mais) fraco era a suspensão, que sofria em nosso piso](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/10/120514_60_14.jpeg?quality=70&strip=info&w=928&w=636)
![Aero-Willys: sonho de consumo da classe média, impunha respeito por onde passava. Feito de 1960 a 1971, teve seu auge em meados dos anos 60, quando estreou o câmbio de quarto marchas sincronizadas e um seis-cilindros de 110 cv Aero-Willys: sonho de consumo da classe média, impunha respeito por onde passava. Feito de 1960 a 1971, teve seu auge em meados dos anos 60, quando estreou o câmbio de quarto marchas sincronizadas e um seis-cilindros de 110 cv](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/10/120514_60_15.jpeg?quality=70&strip=info&w=928&w=636)
![Interlagos: variação do francês Alpine, foi produzido pela Willys Overland de 1961 a 1966. Figura obrigatória nas corridas, teve três versões de carroceria (de fibra de vidro) e motores de 845 a 998 cm3, com até 70 cv Interlagos: variação do francês Alpine, foi produzido pela Willys Overland de 1961 a 1966. Figura obrigatória nas corridas, teve três versões de carroceria (de fibra de vidro) e motores de 845 a 998 cm3, com até 70 cv](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/10/120514_60_16.jpeg?quality=70&strip=info&w=928&w=636)
![Brasinca 4200 GT: também conhecido como Uirapuru, este GT surgiu em 1964, com carroceria de aço e motor Chevrolet de seis cilindros, com tripla carburação e câmbio de três marchas. Testado pela revista em 1965, acelerou de 0 a 100 km/h em 10,4 segundos e Brasinca 4200 GT: também conhecido como Uirapuru, este GT surgiu em 1964, com carroceria de aço e motor Chevrolet de seis cilindros, com tripla carburação e câmbio de três marchas. Testado pela revista em 1965, acelerou de 0 a 100 km/h em 10,4 segundos e](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/10/120514_60_17.jpeg?quality=70&strip=info&w=928&w=636)
![JK: derivado do Alfa 1900, abusava da tecnologia: câmbio de cinco marchas, bloco de alumínio, duplo comando de válvulas e pneu radial. Feito pela FNM, seu nome vinha do presidente Juscelino JK: derivado do Alfa 1900, abusava da tecnologia: câmbio de cinco marchas, bloco de alumínio, duplo comando de válvulas e pneu radial. Feito pela FNM, seu nome vinha do presidente Juscelino](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/10/120514_60_18.jpeg?quality=70&strip=info&w=928&w=636)
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