Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

FVee: a experiência de ser piloto por um dia a partir de R$ 2.000

Para corredores profissionais ou em início de carreira, a Fvee permite que amantes do automobilismo vivam a emoção de domar um monoposto

Por Paulo Campo Grande Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 17 dez 2018, 16h11 - Publicado em 20 mar 2017, 17h01
Quem conhece, reconhece a suspensão dianteira VW
Quem conhece, reconhece a suspensão dianteira VW (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Continua após publicidade
Quem conhece, reconhece a suspensão dianteira VW
Quem conhece, reconhece a suspensão dianteira VW (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Sucesso dos anos de 1970, os monopostos equipados com mecânica VW estão de volta às pistas. O nome da categoria se americanizou: FVee Brazil. Mas o conceito é o mesmo que consagrou a antiga Fórmula Vê, que é automobilismo com custos reduzidos.

Segundo os responsáveis pelo retorno dos monopostos, a FVee quer ser uma categoria para principiantes, pilotos de kart que pretendam seguir carreira ou mesmo para aqueles que cultivam o automobilismo como hobby.

A F/promo Racing, que é a administradora da FVee, organiza um campeonato de pilotos (com dez etapas), mas também promove cursos, sob coordenação do ex-piloto de F-1 Wilson Fittipaldi, para quem quer começar e eventos de Track Day para os que desejam viver a experiência das pistas por um dia.

Um dia de treinos no autódromo sai por R$ 2.000
Um dia de treinos no autódromo sai por R$ 2.000 (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Para participar das competições, é necessário ter carteira de piloto da Confederação Brasileira de Auto­mo­bilismo. O custo de uma etapa em Interlagos (treinos, tomada de tempo e corrida, sexta e sábado) é de R$ 4.030 (inclui aluguel do carro, apoio de mecânicos, cronometragem, combustível e transporte do carro).

Continua após a publicidade

Para os amadores, o pacote de treinos livres (até seis sessões) custa R$ 2.000 (mesmo valor cobrado pelo curso de um dia). Isso inclui carro, combustível, locação e equipamento e a taxa do autódromo de Piracicaba (SP), onde são realizados os treinos.

Participamos de um dia de treinos livres. Devidamente paramentados, com macacão, sapatilha, luvas, capacete e Hans (protetor para coluna, pescoço e cabeça), passamos pelo briefing (sessão em que os organizadores dão alertas de segurança e sobre o comportamento na pista) e nos apresentamos para ajustar o assento e o cinto de cinco pontos.

Nosso editor recebe o briefing pré-prova
Nosso editor recebe o briefing pré-prova (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Os momentos que antecedem a entrada na pista sempre são tensos, mesmo para quem já fez isso antes (um misto de ansiedade, curiosidade, prazer e medo). Saio do boxe com cautela. Na segunda volta, porém, já estou ambientando com o carro e com a pista. O cinto de segurança, que no boxe parecia me impedir de respirar de tão apertado, já não incomoda mais.

Continua após a publicidade

Vou pisando cada vez mais fundo, sentindo as reações do carro e ouvindo o ronco do motor, enquanto vejo as zebras chegando e ficando para trás. Ao final das retas, piso forte no freio e o Fvee desacelera com eficiência. A direção é direta. A cada movimento observo as rodas expostas à frente obedecendo meus comandos. Me sinto eufórico.

Painel traz as informações básica
Painel traz as informações básica (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Os bólidos da FVee usam o conhecido EA111 1.6 (amplamente utilizado na linha Volks) de quatro cilindros e oito válvulas, refrigerado a água, e transmissão de quatro marchas do antigo Fusca, assim como a suspensão dianteira. O chassi é tubular.

Com cerca de 100 cv de potência e 500 kg de peso, a relação peso-potência, de 5 kg/cv, é garantia de adrenalina nas pistas. De acordo com o piloto de testes da categoria Zigomar Júnior, o monoposto é capaz de atingir 200 km/h no final da reta do Autó­dromo de Interlagos. Mas em Pira­cicaba, se cheguei a 150 km/h foi muito. O cockpit do FVee não tem velocímetro: só conta-giros, sensor de queima e indicador de temperatura.

Continua após a publicidade

A sensação de velocidade, porém, é bem maior que a de um carro de passeio: o piloto fica exposto ao vento, bem próximo do asfalto, e o barulho do motor perto dos ouvidos torna tudo mais empolgante. Mesmo com tração traseira, o comportamento em curvas é neutro, sem tendência exagerada ao sobresterço.

https://www.youtube.com/watch?v=SWMD9eqh0-c

 

 

Os gastos reduzidos atraem pilotos como o engenheiro mecânico César Gallagi, 33 anos, que corria de kart mas acabou aderindo à FVee – os pneus radiais convencionais, por exemplo, duram bem mais que um pneu específico de kart.

Os carros também podem ser adquiridos. O kit básico da categoria (chassi, caixa de direção, tanque de combustível e carenagem entre outros itens) sai por R$ 13.000. E o carro pronto custa R$ 45.000. Além desses custos, o piloto também fica responsável pelas despesas que eventualmente surgirem em razão de acidentes.

Continua após a publicidade

Se você se animou, acesse www.fvee.com.br.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.