Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Ford revela detalhes do motor do novo Ka

Marca anuncia compacto como o mais econômico equipado com ar-condicionado

Por Vitor Matsubara
Atualizado em 9 nov 2016, 13h44 - Publicado em 6 jun 2014, 16h10
detroit-2014

A Ford revelou nesta sexta-feira, 6 de junho, mais detalhes do inédito motor 1.0 de três cilindros em linha que equipará o novo Ka. Com 85 cv a 6.500 rpm e torque máximo de 10,7 mkgf a 4.500 rpm se abastecido com etanol e 80 cv a 6.500 rpm e 10,2 mkgf a 6.500 rpm quando movido a gasolina, o compacto será o mais potente da categoria.

>> SEGREDO: veja o interior do novo Ford Ka

Segundo a montadora, o motor traz várias tecnologias até então inéditas nos motores de mil cilindradas da Ford, incluindo duplo comando variável de válvulas, partida a frio eletrônica (dispensando o tanquinho de gasolina), coletor de escape integrado ao cabeçote e aquecimento controlado do etanol injetado no motor em temperaturas abaixo de 18° C. Externamente, o design foi concebido com um olho no estilo e outro na redução de consumo, como a presença de defletores para melhorar o fluxo de ar pelo carro e até o desenho dos espelhos retrovisores. Até os pneus (Pirelli Cinturato P1) são do tipo de baixa resistência ao rolamento e teriam sido feitos exclusivamente para o novo Ka, de acordo com a Ford.

Continua após a publicidade
novo-ka_dinamometro.jpeg

Além de ser mais forte que a concorrência, a Ford promete que o Ka também será o mais econômico, com a ressalva de ser enquadrado apenas entre os modelos equipados com ar-condicionado: de acordo com testes feitos pela marca com supervisão do Inmetro, o carro faz 8.9 km/l na cidade e 10,4 km/l na estrada com etanol. Se a escolha for pela gasolina, os números sobem para 13 km/l e 15,1 km/l, respectivamente. Estes números deram ao veículo a nota “A” na classificação do Programa de Etiquetagem Veicular realizado há quatro anos pelo Inmetro. Entre todos os veículos, independente da oferta do ar-condicionado ou não, o campeão é o Renault Clio.

A marca diz que, inicialmente, as duas versões vendidas (SE e SEL) serão oferecidas com ar-condicionado e direção elétrica (que contribui em até 3% para redução do consumo de combustível) de fábrica. A marca não confirmou nem negou se serão somente duas a quantidade de versões vendidas no mercado nacional, abrindo margem para especulação de uma possível opção de entrada mais despojada – e acessível. Se isso realmente acontecer, a tendência é que a versão seja batizada de S, seguindo a política adotada pela marca em seus produtos.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.