Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Ford Puma ST 1.0 é híbrido leve com 170 cv e… câmbio Powershift

Indo de 0 a 100 km/h em 7,4 segundos, o híbrido leve da Ford tem potência de 170 cv e 25 kgfm de torque

Por Bruno dos Santos
Atualizado em 9 mar 2023, 14h23 - Publicado em 9 mar 2023, 14h15
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O Ford Puma ST 2023 está estreando na Europa com uma nova mecânica. Como alternativa ao motor 1.5 turbo de 200 cv, o SUV compacto passa a estar disponível com um novo 1.0 EcoBoost com sistema híbrido leve que entrega surpreendentes 170 cv e 25 kgfm.

    Publicidade

    O detalhe: seu câmbio é sempre um Powershift, automatizado de dupla embreagem, em versão com sete marchas. Mas este não é o mesmo câmbio problemático do passado. Na versão 1.5. o câmbio é sempre manual de seis marchas,

    Publicidade
    Ford Puma ST Powershift 2023
    (Divulgação/Ford)

    A ideia é conciliar o desempenho com o baixo consumo de gasolina. O Puma ST Powershift 0,6 segundo mais lento que o ST 1.5 Turbo: são 7,4 s contra 6,7 segundos para chegar aos 100 km/h. Segundo a Ford, a versão híbrida leve tem consumo médio de 15,9 km/l e emite 144 g/km de CO2.

    Compartilhe essa matéria via:

    A bateria de 48 volts do sistema híbrido é de lítio e a atuação do motor/gerador consegue aumentar em até 10% a força do motor nas rotações mais baixas e pode elevar a potência em até 10 cv.

    Publicidade
    Ford Puma ST Powershift 2023
    (Divulgação/Ford)

    Para favorecer a dinâmica, o câmbio Powershift muda seu comportamento de acordo com o modo de condução selecionado, podendo reduzir até três marchas de uma só vez no modo Sport. A suspensão tem amortecedores especiais, molas com vetorização de torque e eixo de torção 50% mais rígido. A barra estabilizadora dianteira também é mais rígida e a direção tem respostas 25% mais rápidas.

    Ford Puma ST Powershift 2023
    (Divulgação/Ford)

    Visualmente o Puma ST Powershift 2023 não tem diferença do Puma ST comum. Uma nova cor foi adicionada em 2023, o Azul Azura, que terá opção de ser combinada com um teto preto brilhante.

    Ford Puma ST Powershift 2023
    (Divulgação/Ford)

    Por padrão, ele tem uma tela sensível ao toque de 8” e um painel de instrumentos digital de 12,3”, além de um carregador sem fio, sensor de estacionamento e bancos esportivos em couro sintético. Ele acompanha o Ford MegaBox no piso do porta-malas.

    Publicidade

    Os preços ainda não foram divulgados, porém a versão híbrida deve ser um pouco mais barata que a mais potente com motor 1.5.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 12,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.