É comum um carro passar por poucas mudanças (nem sempre para melhor) quando começa a ser fabricado no Brasil. Felizmente, este não é o caso do New Fiesta. A cidadania brasileira – ele será produzido na planta de São Bernardo do Campo – veio acompanhada de novas motorizações, novas versões e até novo visual.
Se o design do New Fiesta já chamava atenção nas ruas, a versão “Made in São Bernardo do Campo” promete virar mais pescoços nas ruas. As principais mudanças foram feitas na frente, que incorpora a nova identidade visual da marca, com uma grade mais larga em formato trapezoidal invertido – parecida com a do novo Fusion. O interior mudou pouco, embora tenha perdido pontos pelo uso de plástico de qualidade ligeiramente inferior, principalmente no console central.
Serão oferecidas duas motorizações: as opções de entrada terão o inédito motor 1.5 16V Sigma de 111 cv com etanol, enquanto o motor 1.6 16V Sigma ganhou duplo comando variável de válvulas, chegando aos 130 cv com etanol – a potência cai para 125 cv com gasolina. Números divulgados pela Ford informam que o compacto acelera de 0 a 100 km/h em 12,3 segundos e chega à velocidade máxima de 190 km/h. Outra novidade reservada ao conjunto de 1,6 litro é a transmissão automatizada de dupla embreagem com seis velocidades, batizada pela Ford de Powershift. Pena que as trocas de marcha sequenciais são realizadas por um botão na alavanca em vez das práticas borboletas atrás do volante.
A linha New Fiesta 2014 será composta pelas opções S, SE e Titanium. Desde a versão de entrada S, ofertada por 38.990 reais, o carro traz ar-condicionado, direção elétrica, vidros elétricos nas portas dianteiras, travas elétricas, airbag duplo frontal, alarme, maçanetas e espelhos retrovisores na cor do veículo, calotas, rádio CD Player com entrada USB e Bluetooth e freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD). Por 42.490 reais, a versão SE agrega rodas de liga leve de 15 polegadas, faróis de neblina e um novo pacote de acabamento. Estas duas primeiras opções são oferecidas somente com motor 1.5 16V.
Quem preferir o motor 1.6 16V poderá escolher entre duas versões. A opção SE inclui controles de estabilidade e de tração, assistente de partida em rampas (HLA), ar-condicionado digital e o sistema multimídia SYNC por 45.490 reais, valor que sobe para 48.990 reais com a transmissão automatizada Powershift. Na topo-de-linha Titanium 1.6 16V, a Ford recheia o New Fiesta com sete airbags (dois frontais, dois laterais, dois do tipo cortina e um para proteção dos joelhos do condutor), revestimento interno em couro, rodas de liga leve aro 16, piloto automático, pacote de acabamento Titanium, espelho retrovisor interno fotocrômico e sensores de estacionamento, crepuscular e de chuva. Seus preços são de 51.490 reais com câmbio manual e 54.990 reais com a caixa automatizada Powershift.
Para tentar conquistar o consumidor, a Ford promete oferecer revisões com preços fixos (seguindo a tabela de valores do Fiesta Rocam 1.6), seguro de 1.855 reais em parceria com a corretora Mapfre e três anos de garantia. Como principais rivais, o New Fiesta vai encarar Fiat Punto, Peugeot 208, Citroën C3, as versões mais caras de Hyundai HB20 e Chevrolet Onix e as versões mais baratas do Chevrolet Sonic.
Veja a tabela de preços da linha New Fiesta 2014:
Ford New Fiesta S 1.5 16V: R$ 38.990
Ford New Fiesta SE 1.5 16V: R$ 42.490
Ford New Fiesta SE 1.6 16V: R$ 45.490
Ford New Fiesta SE 1.6 16V Powershift: R$ 48.990
Ford New Fiesta Titanium 1.6 16V: R$ 51.490
Ford New Fiesta Titanium 1.6 16V Powershift: R$ 54.990