Clique e Assine QAUTRO RODAS por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Ford Maverick está sendo “hackeada” e melhorada com partes de outros Ford

Com Ford aproveitando peças em diferentes modelos, donos da Maverick usaram a criatividade para dar mais tecnologia à nova caminhonete

Por Eduardo Passos
Atualizado em 23 fev 2022, 14h37 - Publicado em 23 fev 2022, 14h33

Com a chegada da Ford Maverick ao Brasil, maiores entusiastas começam a se inspirar nos Estados Unidos, onde a caminhonete é vendida há alguns meses. Lá, a compatibilidade entre a Maverick e outros Ford vem sendo colocada à prova com direito a um inédito quadro de instrumentos digital instalado artesanalmente (e com surpreendente grau de sucesso).

Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90

O upgrade caseiro vem se tornando moda no fórum Maverick Truck Club, que discute as minúcias da picape intermediária. Tudo começou quando um usuário teve uma ideia ousada: ameaçar a garantia do modelo ao instalar a instrumentação do SUV Escape.

O sucesso foi surpreendente: de acordo com o autor da gambiarra, Tyve Mattis, bastou retirar o quadro analógico e conectar o digital, com generosas 12,3’’. Sem necessidade de programação adicional, a Maverick se modernizou instantaneamente.

Maverick de Tyve Mattis com o quadro digital de 12,3'' — mensagens de erro podem ser vistas
Maverick de Tyve Mattis com o quadro digital de 12,3” — mensagens de erro podem ser vistas (Tyve Mattis/Maverick Truck Club)

Mas isso veio com alguns problemas, principalmente por conta dos sensores que medem o nível de combustível. Como o Escape, mais luxuoso, tem o dobro de peças destinadas à essa função, um bug curioso passou a mostrar a gasolina sempre pela metade. 

Continua após a publicidade
Ford Escape foi canibalizado para incrementar a irmã de marca
Ford Escape foi canibalizado para incrementar a irmã de marca (Divulgação/Ford)

“Eu tinha 1/4 do tanque quando fiz a troca e o painel passou a mostrar ⅛. Agora o tanque está cheio e o medidor diz que ele está pela metade”, comentou Mattis.

Logo outros membros se juntaram para sanar essas e outras falhas, que incluíam problemas na seleção dos modos de condução, controle de cruzeiro e quilometragem, que foi herdada do antigo carro do cluster.

Ford Maverick Lariat FX4 2022
Quadro de instrumentos original da Maverick é o mesmo do Bronco Sport, com computador de bordo e ponteiros analógicos (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Para a questão do hodômetro, uma solução parcial: o software de programação da Ford permite que o número seja aumentado, barrando a diminuição por questão de fraudes. Desse jeito, é possível adquirir um painel novo e ajustá-lo de acordo com a rodagem da picape.

Continua após a publicidade

Asaleigh também conseguiu contornar o problema do nível de combustível, exibindo orgulhoso sua Maverick com 12,3’’ de telas atrás do volante. Segundo o membro do MTC, o único problema é necessidade de desligar o carro para que altere os modos de condução. “O carro que aparece na tela é um Escape”, acrescentou.

O incremento que a tela trouxe aos carros foi notável, ao ponto de mais usuários indicarem sua intenção de fazer o mesmo. O maior problema, entretanto, é a garantia, e o próprio Tyve Mattis já recebeu um recado nada amistoso da Ford acerca da proteção de fábrica.

Ainda que nenhuma versão da Maverick ofereça instrumentos digitais de série, esse é um acessório esperado para versões futuras, já com a crise de semicondutores amenizada.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

A edição 754 de QUATRO RODAS já está nas bancas!
A edição 754 de QUATRO RODAS já está nas bancas! (Arte/Quatro Rodas)
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.