Clique e Assine a partir de R$ 9,90/mês

Ford Maverick está sendo “hackeada” e melhorada com partes de outros Ford

Com Ford aproveitando peças em diferentes modelos, donos da Maverick usaram a criatividade para dar mais tecnologia à nova caminhonete

Por Eduardo Passos Atualizado em 23 fev 2022, 14h37 - Publicado em 23 fev 2022, 14h33

Com a chegada da Ford Maverick ao Brasil, maiores entusiastas começam a se inspirar nos Estados Unidos, onde a caminhonete é vendida há alguns meses. Lá, a compatibilidade entre a Maverick e outros Ford vem sendo colocada à prova com direito a um inédito quadro de instrumentos digital instalado artesanalmente (e com surpreendente grau de sucesso).

Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90

O upgrade caseiro vem se tornando moda no fórum Maverick Truck Club, que discute as minúcias da picape intermediária. Tudo começou quando um usuário teve uma ideia ousada: ameaçar a garantia do modelo ao instalar a instrumentação do SUV Escape.

O sucesso foi surpreendente: de acordo com o autor da gambiarra, Tyve Mattis, bastou retirar o quadro analógico e conectar o digital, com generosas 12,3’’. Sem necessidade de programação adicional, a Maverick se modernizou instantaneamente.

Maverick de Tyve Mattis com o quadro digital de 12,3'' — mensagens de erro podem ser vistas
Maverick de Tyve Mattis com o quadro digital de 12,3” — mensagens de erro podem ser vistas Tyve Mattis/Maverick Truck Club

Mas isso veio com alguns problemas, principalmente por conta dos sensores que medem o nível de combustível. Como o Escape, mais luxuoso, tem o dobro de peças destinadas à essa função, um bug curioso passou a mostrar a gasolina sempre pela metade. 

Ford Escape foi canibalizado para incrementar a irmã de marca
Ford Escape foi canibalizado para incrementar a irmã de marca Divulgação/Ford

“Eu tinha 1/4 do tanque quando fiz a troca e o painel passou a mostrar ⅛. Agora o tanque está cheio e o medidor diz que ele está pela metade”, comentou Mattis.

Continua após a publicidade

Logo outros membros se juntaram para sanar essas e outras falhas, que incluíam problemas na seleção dos modos de condução, controle de cruzeiro e quilometragem, que foi herdada do antigo carro do cluster.

Ford Maverick Lariat FX4 2022
Quadro de instrumentos original da Maverick é o mesmo do Bronco Sport, com computador de bordo e ponteiros analógicos Fernando Pires/Quatro Rodas

Para a questão do hodômetro, uma solução parcial: o software de programação da Ford permite que o número seja aumentado, barrando a diminuição por questão de fraudes. Desse jeito, é possível adquirir um painel novo e ajustá-lo de acordo com a rodagem da picape.

Asaleigh também conseguiu contornar o problema do nível de combustível, exibindo orgulhoso sua Maverick com 12,3’’ de telas atrás do volante. Segundo o membro do MTC, o único problema é necessidade de desligar o carro para que altere os modos de condução. “O carro que aparece na tela é um Escape”, acrescentou.

O incremento que a tela trouxe aos carros foi notável, ao ponto de mais usuários indicarem sua intenção de fazer o mesmo. O maior problema, entretanto, é a garantia, e o próprio Tyve Mattis já recebeu um recado nada amistoso da Ford acerca da proteção de fábrica.

Ainda que nenhuma versão da Maverick ofereça instrumentos digitais de série, esse é um acessório esperado para versões futuras, já com a crise de semicondutores amenizada.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

A edição 754 de QUATRO RODAS já está nas bancas!
A edição 754 de QUATRO RODAS já está nas bancas! Arte/Quatro Rodas
Continua após a publicidade


Publicidade

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo

Continue lendo, sem pisar no freio. Assine a QR.

Impressa + Digital

Plano completo da QUATRO RODAS! Acesso aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias e revista no app.

Acesso ilimitado ao Site da QUATRO RODAS, com conteúdos exclusivos e atualizados diariamente.

Comparativo entre os principais modelos do mercado.

Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.

Receba mensalmente a QUATRO RODAS impressa mais acesso imediato às edições digitais no App QUATRO RODAS, para celular e tablet.

a partir de R$ 14,90/mês

Digital

Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos no site e ter acesso a edição digital no app.

Acesso ilimitado ao Site da QUATRO RODAS, com conteúdos exclusivos e atualizados diariamente.

Comparativo entre os principais modelos do mercado.

Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.

App QUATRO RODAS para celular e tablet, atualizado mensalmente.

a partir de R$ 9,90/mês