Em vez de aparecer no Salão do Automóvel de São Paulo, o Ford EcoSport reestilizado foi mostrado no Salão de Los Angeles uma semana depois, em meados de novembro. Mas o jogo vai virar: nós receberemos o novo EcoSport meses antes, no início do segundo semestre. Nos EUA, a estreia será em 2018.
Os carros brasileiros serão praticamente iguais por fora. Terão faróis maiores, grade reposicionada para cima, faróis de neblina maiores e mais altos, além do para-choque com porções inferiores pintadas na cor do carro. Mas a traseira será praticamente a mesma de hoje, com estepe à mostra. De novo, só o para-choque.
Enquanto na Europa e nos Estados Unidos o estepe pendurado na traseira soa como solução prosaica, no Brasil é visto como algo determinante para o EcoSport se afirmar como um SUV compacto e lhe conferir porte. Sem estepe, seu comprimento cai de 4,24 m para 4,01 m, colocando-o como o menor do segmento – o que ele de fato já é.
A maior novidade talvez esteja no interior, com painel todo novo e com saídas de ar horizontais, novos volante e o quadro de instrumentos. Mas as fotos de um comboio de EcoSport flagrados em Salvador pelo leitor Lourival Magalhães mostram que ao menos os carros fotografados ficaram sem a nova central multimídia SYNC3 com tela de 8″. A tela que aparece em destaque no topo do painel é menor.
Um assunto delicado para o EcoSport diz respeito à mecânica. O velho motor 2.0 Duratec de 145 cv deverá dar lugar à versão com injeção direta usada pelo Focus, com 178 cv. Já o motor 1.6 Ti-VCT poderá ser substituído pelo novo 1.5 Dragon de três cilindros. Com imagem maculada por defeitos, o câmbio automatizado Powershift será substituído por um automático de seis marchas convencional.