Não é segredo que os muscle cars com motor V8 estão fadados a serem transformados em elétricos. Afinal, o substituto dos Dodge Challenger e Charger ou será elétrico ou terá motor seis cilindros biturbo, e o Chevrolet Camaro como conhecemos saiu de linha em janeiro de 2024 – com substituto elétrico previsto para chegar em 2025.
A Ford decidiu que seguirá como a única que ainda oferece um muscle-car raiz. Mesmo que tenha lançado o Mach-E, elétrico, Mustang não vai perder o motor V8 tão cedo. Ambos são vendidos no Brasil.
O gerente global do Ford Mustang, Jim Owens, afirmou em entrevista que a Ford pretende ir na contramão da concorrência e manter pelo menos uma versão do Mustang V8 na ativa.
E é exatamente com a intenção de manter viva a chama dos muscle cars “originais” que a Ford oferece para proprietários de Chevrolet Camaro (de 1995 em diante) e Dodge Charger e Challengers um bônus de US$ 1.000 para trocá-los por um Ford Mustang zero km.
A campanha está sendo feita nos concessionários dos Estados Unidos. E o grande atrativo é o fato de só a Ford oferecer um muscle car raiz atualmente e também é a única com uma variante elétrica também em fabricação. As marcas concorrentes não fabricam mais os modelos a combustão e nem mesmo os modelos substitutos elétricos foram lançados.
Questionado sobre a eventualidade de ter que descontinuar o Mustang V8 devido a legislações ambientais americanas, o gerente da Ford comentou que não pode avaliar o que o governo fará, mas que a empresa atende a todos os requisitos dos Estados Unidos por meio da extensa gama de veículos.
“Parte da razão pela qual nos foi permitido desenvolver dois novos motores a gasolina é o sucesso dos Ford F-150 Lightning e Mustang Mach-E. Esses são veículos de emissão zero”, explicou Owens, ao citar versões elétricas baseadas em modelos que sempre usaram motores a combustão poderosos.
A oferta de desconto de US$ 1.000 da Ford para motoristas de Camaro, Charger e Challenger é válida até 30 de abril nos EUA.