Faz exatamente um ano que a Fiat anunciou o lançamento de uma nova picape média a diesel, que depois viria a ser chamada de Fiat Titano. Mas se o lançamento ficou para 2024, pelo menos a nova picape da Fiat teve sua primeira foto revelada.
A Fiat também divulgou alguns detalhes sobre sua estratégia para a Titano. A picape turbodiesel será vendida em mercados da América do Sul e da África, apenas, mas com estratégias diferentes para cada continente.
No Brasil, a Fiat Titano apostará em itens de tecnologia e conforto, mas sem deixar de ser capaz de atender todas as necessidades de trabalho pesado e demandas do agronegócio. A intenção é complementar a oferta de picapes da Fiat, que hoje tem a Strada (compacta) e a Toro (de porte intermediário) entre as mais vendidas do Brasil.
Já há três versões da Fiat Titano homologadas junto ao Denatran: Endurance, Volcano e Ranch, repetindo os nomes usados por Strada e Toro.
Na Argélia, porém, a Fiat Titano terá a eficiência de combustível como destaque, além de uma série de diferenças para atender demandas locais como um veículo essencialmente comercial. Também devido a isso, a oferta mecânica será completamente diferente, inclusive com a possibilidade de ter cabine simples.
Herança da Peugeot
A Stellantis ainda não existia quando a PSA Peugeot Citroën começou a realizar as primeiras ações com a Peugeot Landtrek na América do Sul, em 2020. O lançamento no Brasil aconteceria em algum momento de 2022, quando pudesse oferecer câmbio automático.
O tempo passou, a PSA se juntou com a FCA e o projeto foi cancelado na Peugeot e repassado à Fiat. A Peugeot Landtrek foi transformada em Fiat Titano, recebendo uma nova grade mais alinhada ao estilo da marca italiana e o nome “Titano” no meio da tampa da caçamba.
Neste meio tempo, a Fiat Titano também teve a oportunidade de ganhar uma nova mecânica. Unidades importadas da China (a picape é derivada da Kaicene F17, da Changan) e vendidas em mercados como Chile e República Dominicana têm motor 1.9 turbodiesel de 150 cv com câmbio manual e tração 4×4 ou um 2.4 turbo a gasolina com 210 cv e tração traseira.
O Brasil, porém, receberá unidades montadas no Uruguai junto com a Fiat Scudo, e equipadas com o motor 2.2 Blue HDI similar ao usado pela Fiat Ducato. As primeiras unidades uruguaias destinadas ao Chile têm 180 cv e 40,2 kgfm, mas para o Brasil é esperada uma versão do mesmo motor com 200 cv e 45,9 kgfm, de acordo com o site Autos Segredos.
Na Ducato, o motor 2.2 Blue HDI gera 140 cv e 34,7 kgfm. Além do câmbio manual de seis marchas, a picape média ainda terá a opção de automático de seis marchas vinculado à tração 4×4 permanente, com diferencial central.
A despeito das mudanças no projeto feitas pelo centro de engenharia da Stellantis em Betim (MG), a Fiat Titano tende a manter as dimensões da Peugeot Landtrek. São 5,33 m de comprimento, 1,93 m de largura, 1,87 m de altura e 3,18 m de entre-eixos. A capacidade de carga varia entre 1.120 kg e 1.200 kg. Tem 29° de ângulo de ataque, 27° de ângulo de saída e 25° de ângulo ventral. A altura livre do solo é de 21,4 cm.
De acordo com o site Autos Segredos, o lançamento da Fiat Titano no Brasil será em fevereiro de 2024.