Muito se falou nos últimos anos sobre um possível sucessor do Fiat Punto, descontinuado em 2018, na Europa. Ele não veio, mas foi por muito pouco, segundo revelou a própria Fiat durante o lançamento do SUV 600. Na ocasião, a marca chegou a apresentar até um esboço de como seria o novo modelo.
Embora revelar segredos como esse seja uma raridade na indústria, houve um motivo: a Fiat considera o 600 um sucessor do Punto, mesmo que indireto, já que se trata de um SUV. Também há uma ligação por como seria o “novo Punto”, um crossover, com dimensões de hatch e pegada de SUV, mas com desenho inspirado no 500 – como deixa bem claro a imagem apresentada.
Na época, em 2013, o então chefe da FCA, Sergio Marchionne, não acreditava no segmento B, ao qual pertencem (ou pertenciam) modelos como Punto. Ford Fiesta e Peugeot 208. Segundo Antonio Massacesi, atual chefe de produtos da Fiat, Marchionne dizia que a categoria era competitiva demais e não era lucrativa o suficiente. Ele foi convencido com a apresentação do projeto do sucessor do Punto com cara de 500, mas cancelou poucos meses depois, em 2013.
Os custos foram o maior motivo para o cancelamento do projeto, já que, àquela altura, ainda não havia sequer o sonho da fundação da Stellantis. Assim, o novo hatch dependeria de uma plataforma totalmente nova, já que a do Punto estava antiquada e nenhuma outra marca aceitou dividir o desenvolvimento de uma nova plataforma.
Hoje, o modelo poderia ser feito a partir da base do 208, que também dá origem ao Opel Corsa. Isso, inclusive, passou a ser dito há dois anos: o CEO da Stellantis, Carlos Tavares, confirmou uma nova geração do Punto para 2023, feita com a plataforma dos “primos” 208 e Corsa. Até o momento, nada aconteceu e não há novas informações sobre isso.