Após os lançamentos de Toro e Mobi, a Fiat iniciou a divulgação de sua terceira novidade para este ano: a linha 2017 do Uno. Além de passar por mais uma mudança visual (a segunda desde 2010), o compacto será responsável por estrear a nova gama de motores da marca, entre eles o aguardado 1.0 de três cilindros.
O novo Uno deve ser apresentado oficialmente no próximo mês de setembro e ainda não teve seus preços revelados.
LEIA MAIS:
>> Comparativo: Fiat Mobi x Fiat Uno x VW Up!
>> Os carros mais econômicos testados por QUATRO RODAS
>> Os motores de três cilindros possuem alguma vantagem técnica?
A fabricante revelou apenas uma imagem da dianteira do hatch (na versão mais cara, Sporting), indicando que a traseira terá alterações mais discretas. É possível notar o abandono do conceito de round square (ou “quadrado redondo”) trabalhado inicialmente pela Fiat.
O Uno deixa de lado as três características aberturas no lado esquerdo da grade e o “bocão” central. Agora, a grade tem abertura convencional e barras horizontais, enquanto o para-choque ganha três entradas de ar centrais (já existentes nas outras versões, e agora também na Sporting aqui mostrada) e nichos dos faróis de neblina em posição mais elevada.
O grande destaque, porém, ficará escondido debaixo do capô. A inédita gama de motores GSE com bloco e cabeçote de alumínio estreará o 1.0 de três cilindros (aspirado e sem injeção direta nem cabeçote multiválvulas), cotado para ter aproximados 80 cv e 10 mkgf, além do 1.3 de quatro cilindros, com estimados 100 cv e 14 mkgf.
De acordo com a marca, o Uno terá ainda novas tecnologias, além dos já existentes câmbio dualogic acionado por botão e sistema start/stop. Anteriormente cotado para estrear o primeiro três cilindros da Fiat, o Mobi deve receber o propulsor em 2017.