O Grupo Fiat não vive uma boa fase na Europa, com queda significativa nas vendas. Apenas na zona europeia, a montadora italiana já perdeu aproximadamente 462 milhões de libras. Nos Estados Unidos a situação é melhor, com ganhos de 1,7 bilhões de libras.
Estimativas apontam que a Fiat perca cerca de 12 milhões de libras por dia devido à crise na Europa. Para tentar reverter a situação, a marca italiana aposta nas variantes do compacto 500, como o 500L, por exemplo.
Apenas no terceiro trimestre do ano, a Fiat perdeu 176 milhões de libras na zona que compreende Europa e Rússia, com queda de 20% nas vendas – menor marca desde 1976. Houve a produção de 159 mil carros e 44 mil veículos comerciais leves, o que representa uma queda de 36% em comparação a 2011.
Apesar da má fase vivida pela Fiat, a Chrysler, empresa co-irmã da italiana, obteve grande aumento nas vendas, como mostrado no último relatório financeiro divulgado pela marca. A montadora registrou um aumento de 21% nas vendas nos Estados Unidos e no México, com 504 mil unidades comercializadas.