Depois dos freios ABS e dos airbags, agora o controle eletrônico de estabilidade (ESP) é item de segurança obrigatório em todos os carros vendidos no Brasil. A medida começou a vale no dia primeiro de janeiro e já causou mudanças em nosso mercado.
O Fiat Mobi, que só oferecia o ESP como opcional, agora passa a tê-lo como item de série, mas está cobrando mais por isso. O compacto perdeu o posto de carro mais barato do Brasil para o Renault Kwid, e agora parte dos R$ 71.990, enquanto o rival francês custa R$ 71.190. O aumento também chegou para a versão topo de linha, Trekking, que está custando R$ 74.990.
São R$ 2.000 a mais pelo Mobi básico e R$ 1.400 para o aventureiro, mas o aumento não é justificado apenas pela adição do ESP – antes um opcional de R$ 700. À lista de equipamentos, também foram incluidos alerta de frenagem de emergência e de uso do cinto de segurança, além de luzes de condução diurna, itens que faltam no Kwid – ao menos por enquanto. Um detalhe interessante é que com o aumento, o Brasil deixa de ter um 0 km custando menos de R$ 70.000.
Fora isso, o Fiat Mobi 2024 segue como era. O motor é o velho conhecido 1.0 Fire que rende 74/71 cv e 9,7/9,3 kgfm (etanol/gasolina), sempre acoplado ao câmbio manual de cinco marchas. Em nossos testes, ele acelerou de 0 a 100 km/h em 18,3 segundos, e obteve médias de consumo 12,2 km/l na cidade e 15 km/l na estrada, quando abastecido com gasolina.
Equipamentos do Fiat Mobi 2024
Entre os equipamentos, além dos novos itens, ele também é equipado de fábrica com ar-condicionado, quadro de instrumentos digital, computador de bordo, sistema de monitoramento de pressão dos pneus e repetidor de seta, outro item que se tornou obrigatório junto com o ESP, mas que já era oferecido no compacto. Na versão Trekking, além dos detalhes estéticos, o Mobi também ganha central multimídia de 7’’ com Android Auto e Apple CarPlay e suspensão mais elevada, para fazer jus ao seu visual aventureiro.