Primeiro modelo eletrificado da Stellantis no país, o novo Fiat 500e, foi lançado oficialmente nesta terça-feira (3) no Brasil. O subcompacto elétrico chega ao mercado brasileiro em versão única, Icon, para brigar com Renault Zoe e Mini Cooper SE, partindo de R$ 239.990.
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Longe do Brasil desde 2018, o Fiat 500 volta trazendo a maior revolução de sua história: o “bambino” agora é elétrico. Debaixo do capô está um motor movido exclusivamente a energia elétrica com 118 cv e 22,4 kgfm. Para baixar o centro de gravidade do modelo, a Fiat instalou o conjunto de baterias de íons de lítio de 42 kWh, que pesa cerca de 290 kg e é fabricado pela Samsung, sob o assoalho.
Apesar de os números parecerem baixos, de acordo com a fabricante, o conjunto é capaz de levar o pequeno de 0 a 100 km/h em 9 segundos. Além disso, a marca promete uma autonomia de até 320 km no ciclo europeu WLTP. Tudo depende do modo de condução escolhida: Normal, Range ou Sherpa (o mais econômico).
A marca diz que o modelo pode ser recarregado em até 4 horas em carregadores wallbox de 11kW e pode chegar aos 80% em 35 minutos em carregadores ultra-rápidos de 85 kW.
De olho na segurança, para compensar o silêncio absoluto do motor elétrico, o modelo emite ruídos em determinadas situações, como em marcha ré e em velocidades até 20 km/h. A partir dos 25 km/h, o modelo reproduz para quem está do lado de fora a melodia de Amarcord, de Nino Rota.
Se o 500e faz suas tradições caírem por terra na mecânica, no visual o modelo segue à risca o que é ser a reinterpretação de um clássico de 1957. Na dianteira, ele mantém o conjunto de iluminação formado por quatro círculos – mas com ares muito mais modernos, com elementos vazados e full LED. O volume proeminente entre os faróis também vem dos 500 antigos, mas desta vez troca o logo da Fiat pelo nome do modelo.
De lado, o pequeno de 3,63 metros de comprimento também faz jus à história com as janelas em arco, o vinco bem definido que surge do capô e vai até a traseira, e os para-lamas musculosos. As rodas são de 16 polegadas. A traseira tem lanternas retangulares totalmente iluminadas por LEDs, para-choque alto e as luzes de ré instaladas na base do para-choque.
O interior é onde o 500e mais muda. Os traços do painel remetem aos do Jeep Compass, com linhas suaves e aparência “clean” pela reduzida oferta de botões físicos, além da parte central pintada na cor da carroceria (que pode ser branca, cinza fosca, preta ou verde).
Há ainda freio de estacionamento eletrônico, teto panorâmico e as maçanetas internas para abertura das portas foram substituídas por botões.
Grande parte dos comandos estão na central multimídia com tela horizontal de 10,25 polegadas, que tem Android Auto e Apple Carplay com conexão sem fio. O quadro de instrumentos também é digital, com uma tela de 7 polegadas personalizável.
A lista de equipamentos da versão Icon inclui também: destravamento das portas por aproximação, agendamento para pré-climatização, espelhos retrovisores externos com desembaçador, carregador de smartphones por indução, wi-fi nativo, detector de fadiga, piloto automático adaptativo, reconhecimento de placas, farol alto automático, assistente de estacionamento e assistente de ponto cego.
O modelo será vendido em 10 concessionárias espalhadas pele país, em Recife, Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo (duas lojas), Campinas, Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre. A marca espera vender até 120 unidades até o final de 2021.