Se você tem mais de dois milhões de reais sobrando em sua conta bancária, temos uma sugestão de compra para você. A F12berlinetta foi apresentada pela Ferrari e pelo Grupo Via Italia, seu representante oficial no Brasil, nesta sexta-feira, 12 de abril, no Autódromo de Interlagos. Equipada com um motor V12, ela está à venda na única concessionária Ferrari do país pela bagatela de 2,4 milhões de reais.
>> Veja a galeria de fotos da Ferrari F12berlinetta
Apesar do preço alto, a Via Italia pretende vender 10 unidades da F12 até o final deste ano. No total, a importadora projeta comercializar entre 30 e 40 unidades no mercado brasileiro em 2013, segundo afirma o presidente da importadora, Francisco Longo.
O motor dianteiro com 12 cilindros dispostos em forma de “V” entregam 740 cv a 8.500 rpm. De acordo com números fornecidos pela Ferrari, a F12 leva apenas 3,1 segundos para ir de 0 a 100 km/h e chega aos 200 km/h em meros 8,5 segundos. A velocidade máxima supera os 340 km/h. Como nos outros modelos Ferrari, a F12 traz diversas tecnologias inspiradas nas pistas de Fórmula 1. Uma delas é o Active Brake Cooling, sistema que abre dutos de ar para refrigerar os freios. Outra é o diferencial com controle eletrônico, chamado de E-Diff 3.
Embora tenha potência de sobra para satisfazer seus exigentes clientes, a F12 é uma das Ferraris mais sustentáveis da história. Com consumo médio de 6,6 km/l, o superesportivo emite apenas 350 gramas de CO2 por quilômetro rodado.
A F12berlinetta foi apresentada durante o primeiro dia do Ferrari Racing Days, evento voltado para proprietários de veículos da marca. Estarão em Interlagos os bólidos da Ferrari Challenge (várias 458 Italia preparadas para corrida) e os exclusivos modelos 599XX, utilizados apenas em autódromos. Mas a grande atração da festa – que é aberta ao público, mediante a doação de um quilo de alimento não-perecível – será a presença de quatro carros de Fórmula 1. Os modelos F2001 do heptacampeão mundial Michael Schumacher, F2003 (de Rubens Barrichello), F2007 (de Felipe Massa) e F2008 (de Kimi Raikkonen) correrão na pista de Interlagos durante o final de semana. Ao volante estarão os membros do programa F1Clienti, que compraram os monopostos e hoje contam com suporte de uma equipe especialmente treinada pela Ferrari para realizar manutenção nos carros.
California30 ja está à venda, mas LaFerrari ainda vai demorar
Além da F12berlinetta, a Via Italia mostrou a California30, série especial da California que, por enquanto, já tem duas unidades destinadas para o Brasil – uma em São Paulo e outra no Rio de Janeiro. O carro vem equipado com motor 4.3 V8, que oferece 490 cv (30 cv a mais do que a California, daí o nome “30”) e 51,5 kgfm de torque. Ele vai de 0 a 100 km/h em 3,8 segundos e chega aos 312 km/h, acoplada a uma transmissão de dupla embreagem de sete marchas com comandos de troca no volante. Segundo Francisco Longo, outras unidades da California30 poderão ser trazidas para cá de acordo com a demanda pelo modelo. Longo afirmou que o preço estimado é de 1,55 milhão de reais.
Sobre a LaFerrari, nova criação da casa de Maranello apresentada no Salão de Genebra, Longo afirmou que a importadora está negociando a importação de pelo menos uma unidade para cá. No entanto, o processo não será tão rápido assim, já que a produção da LaFerrari será iniciada apenas no ano que vem. Sua chegada ao país está prevista para o segundo semestre de 2014, mas o presidente da Via Italia não quis revelar o valor que será cobrado pelo superesportivo por aqui.