PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Fenabrave: vendas caíram em 2013 pela primeira vez em 10 anos

Entidade prevê vendas estáveis em 2014

Por redação
Atualizado em 9 nov 2016, 12h57 - Publicado em 6 jan 2014, 13h00
mercado

Segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), o ano de 2013 registrou queda de 1,61% nas vendas de automóveis e comerciais leves. A última vez que o setor que o segmento apresentou um resultado negativo na comercialização de automóveis foi em 2003 ante 2002, com queda de 1,40%.

Considerando também as vendas de ônibus e caminhões, a queda foi de 0,91%. Quando são computadas as vendas totais de veículos, incluindo motos, implementos rodoviários, entre outros, o resultado registrou queda de 2,29%. Apesar disso, a Fenabrave prevê vendas estáveis de automóveis em 2014 com dois cenários diferentes.

No primeiro, a estimativa da entidade é de que sejam comercializados 3,575 milhões de automóveis e comerciais leves no país neste ano, número que se mostraria estável ante o total de veículos emplacados em 2013. Neste cenário, a Fenabrave considera um ano calmo e com uma inflação que não ultrapasse o teto da meta, de 6,5%, e um câmbio que não supere a casa de R$ 2,50.

Já no pior cenário das previsões, considerando um ano com maior volatilidade devido a questões internacionais e por causa da Copa do Mundo, que acontece no Brasil neste ano, a estimativa da Fenabrave é de que sejam vendidos 3,450 milhões de automóveis e comerciais leves, oq eu significaria uma queda de 3,50% sobre o número total de veículos emplacados de 2013.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.