A Fiat Chrysler Automobiles (FCA) liderou o mercado brasileiro em 2014, com uma participação de 21,20%. A informação foi revelada a partir de um estudo elaborado pela JATO Dynamics do Brasil, levando em conta os dados obtidos ao longo do ano passado no País.
Esse porcentual é um pouco menor do que aquele obtido pelo grupo em 2013 (21,56%). Ainda assim, a vantagem sobre o segundo colocado, o Grupo Volskwagen, aumentou, já que a companhia alemã caiu de 18,86% para 17,72%. A General Motors veio em terceiro (17,39%), seguida por Ford Motor Company (9,26%), Hyundai Automotive (7,84%) e Renault Group (7,13%).
1) FCA – 21,20% (705.582 unidades)
2) Grupo Volkswagen – 17,72% (589.992)
3) General Motors – 17,39% (578.927)
4) Ford Motor Company – 9,26% (308.187)
5) Hyundai Automotive – 7,84 % (260.947)
6) Renault Group – 7,13% (237.217)
7) Toyota Group – 5,88% (195.692)
8) Honda Motor Corp. – 4,14% (137.914)
9) PSA Peugeot-Citroën – 2,83% (94.336)
10) Nissan Group – 2,17% (72.373)
FCA lidera na maioria dos Estados
Estendendo a análise a cada unidade federativa, a FCA apresentou hegemonia em 17 deles, incluindo Rio de Janeiro e Minas Gerais. A Volkswagen ocupou a liderança em seis deles, com destaque para o Paraná. Por fim, a General Motors esteve na ponta em quatro, entre os quais, Rio Grande do Sul e São Paulo.
Veja abaixo a lista dos líderes por Estado:
Acre – Grupo Volkswagen
Alagoas – FCA
Amapá – Grupo Volkswagen
Amazonas – General Motors
Bahia – FCA
Ceará – FCA
Distrito Federal – FCA
Espírito Santo – FCA
Goiás – FCA
Maranhão – FCA
Mato Grosso – FCA
Mato Grosso do Sul – FCA
Minas Gerais – FCA
Pará – FCA
Paraíba – General Motors
Paraná – Grupo Volkswagen
Pernambuco – FCA
Piauí – FCA
Rio de Janeiro – FCA
Rio Grande do Norte – FCA
Rio Grande do Sul – General Motors
Rondônia – FCA
Roraima – Grupo Volkswagen
Santa Catarina – Grupo Volkswagen
São Paulo – General Motors
Sergipe – Grupo Volkswagen
Tocantins – FCA