Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Fatos e curiosidades da quase centenária 24 Horas de Le Mans

Perto de completar 100 anos de existência, a mais famosa corrida de longa duração do automobilismo ainda é um sonho a ser conquistado pelos brasileiros

Por Paulo Campo Grande e Alexandre Ramos
Atualizado em 20 nov 2022, 18h05 - Publicado em 20 jul 2022, 18h05
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Com tanta tradição no automobilismo, os brasileiros nunca conquistaram o primeiro lugar na categoria principal da lendária 24 Horas de Le Mans. Este ano, na 90a edição da competição, não foi diferente. A melhor colocação foi do piloto Daniel Serra, com o segundo lugar, na categoria LMGTE PRO, pilotando uma Ferrari 488 GTE EVO, junto com o italiano Alessando Pier Guidi e o britânico James Calado.

    Publicidade

    O estreante Pietro Fittipaldi, neto do piloto Emerson Fittipaldi, disputou na LMP2, tendo em sua equipe o suíço Fabio Luca Scherer e o dinamarquês David Heinemeier Hansson ao volante do protótipo Oreca 07, e terminou em 14o.

    Publicidade

    Na categoria principal, Hypercar, o brasileiro mais bem colocado foi Pipo Derani, que chegou em quarto, com o protótipo Gliken-hauss 007 LMH, tendo como companheiros os franceses Olivier Pla e Romain Dumas.

    #47 ALGARVE PRO RACING / Oreca 07 - Gibson - 24 hours of Le Mans - - Circuit de la Sarthe - Le Mans - France -
    Os carros são levados aos limites da resistência (Divulgação/Quatro Rodas)

    Eles completaram 370 voltas, enquanto os vencedores, Sébastien Buemi (francês), Brendon Hartley (neozelandês) e Ryo Hira-kawa (japonês), com um Toyota GR010 Hybrid, deram 380 voltas. A Toyota vence pelo quinto ano consecutivo.

    Publicidade

    A 24 Horas de Le Mans 2022 reuniu 185 pilotos de todo o mundo, sendo seis brasileiros inscritos: André Negrão (Alpine), Pipo Derani (Glickenhaus) na categoria Hypercar; Felipe Nasr (Risi) na LMP2; Daniel Serra (AF Corse) na GTE Pro; e Felipe Fraga (TF Sport) e Marcos Gomes (NorthWest) na GTE Am.

    Publicidade

    A categoria principal, de Negrão e Derani, teve cinco carros na pista, enquanto 25 foram confirmados na LMP2, oito na GTE Pro, 23 na GTE Am e um da divisão separada batizada de “Carro Inovador”.

    Continua após a publicidade
    #22 UNITED AUTOSPORTS USA / Oreca 07 - Gibson - 24 hours of Le Mans - - Circuit de la Sarthe - Le Mans - France -
    Várias paradas acontecem para troca de pilotos e serviços (Divulgação/Quatro Rodas)
    #64 CORVETTE RACING / Chevrolet Corvette C8.R - Nick Tandy (GBR) - 24 hours of Le Mans - Circuit de la Sarthe - Le Mans - France -
    Antes de largar, pilotos recebem o público e a imprensa (Divulgação/Quatro Rodas)

    Le Mans é conhecida mundialmente pelos fãs de corridas de automóveis. Um nome mágico, que representa a mais tradicional prova de resistência do automobilismo.

    Publicidade

    Ela surgiu de uma ideia original para a época, início do século 20, de se testar os novos carros e tecnologias não apenas em termos de velocidade, mas também desafiando os limites da sobrevivência, algo extremamente útil para as fábricas e seus clientes.

    Continua após a publicidade
    Compartilhe essa matéria via:

    A prova é realizada no circuito de La Sarthe, cidade de Le Mans, na França, e a pista é longa: são 13.629 metros de extensão, mesclando partes de circuito fechado (o autódromo Circuit Bugatti) com trechos de estradas locais.

    Publicidade
    Hyperpole 24 hours of Le Mans - - Circuit de la Sarthe - Le Mans - France -
    Vencedores de cada categoria alinhados para a sessão de fotos (Divulgação/Quatro Rodas)
    Start 24 hours of Le Mans - - Circuit de la Sarthe - Le Mans - France -
    É um fim de semana cheio de atrações, na França (Divulgação/Quatro Rodas)

    Talvez a parte mais emblemática seja a reta Hunaudières – que originalmente possuía 6 quilômetros de comprimento e na qual os carros podiam atingir cerca de 400 km/h.

    Como essa reta leva à aldeia de Mulsanne, muitos a chamam erroneamente de reta de Mulsanne, mas este não é o nome oficial. De qualquer forma, desde 1990 a reta foi cortada por duas chicanes, já que nesse ano a FIA determinou que nenhuma reta em circuito poderia ter mais do que 2 quilômetros.

    E, embora tenha tirado um pouco do glamour do circuito, a grande verdade é que por questões de segurança esse foi um mal necessário, diante das velocidades tão altas que os carros alcançavam.

    PODIUM 24 hours of Le Mans - - Circuit de la Sarthe - Le Mans - France -
    A Toyota foi a grande campeã deste ano (Divulgação/Quatro Rodas)

    Disputada desde 1923, Le Mans completa 100 anos no ano que vem. Apesar de anual, houve quatro corridas que foram canceladas ao longo da história: 1936 e 1968, por problemas políticos na França, e de 1940 a 1948, por causa da segunda grande guerra.

    Box História
    (Divulgação/Quatro Rodas)
    Box Façanha 2
    (Divulgação/Quatro Rodas)
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 12,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.