Relâmpago: Assine Digital Completo por 3,99

Faixas exclusivas para motos são inconstitucionais

STF derruba lei que previa faixas exclusivas para motos em São Paulo

Por Marcelo Brettas
Atualizado em 9 nov 2016, 11h50 - Publicado em 18 mar 2011, 12h01
Faixa de motos

Aquilo que na prática nunca vigorou, agora foi considerado inconstitucional. O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, na última quinta-feira (17), pela inconstitucionalidade da Lei 10.884, de 2001, do Estado de São Paulo, que impunha a reserva de um espaço específico nas principais vias públicas da região metropolitana de São Paulo para o tráfego exclusivo de motocicletas, e que determinava ainda ao Poder Executivo a regulamentação da medida.

Na verdade, essa lei já recebeu inúmeros vetos e recursos durante o percurso e jamais chegou a ser implementada. Agora foi considerada inconstitucional pelo STF que reconhece apenas o direito da União em legislar sobre trânsito e transporte, delegando aos municípios a competência sobre o tráfego local.

Dessa forma, no entender dos ministros, não cabe ao Executivo estadual legislar sobre esse tema tão geral obrigando a implantação de faixas em todas as vias de grande tráfego. Na cidade de São Paulo, já existem diversas faixas regulamentadas pelo município e essas continuarão existindo.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIA DAS MÃES

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.