PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Executivos da VW sugerem que linha GTI poderá ser eletrificada

Primeiro modelo GTI com motores elétricos deverá ser o inédito hatch I.D

Por Diego Dias Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 23 jan 2017, 19h34 - Publicado em 23 jan 2017, 19h29

VW Design Vision GTI na posição 3x4 de frente

Depois do escândalo do dieselgate, a Volkswagen decidiu que o seu futuro será baseado em veículos elétricos. Prova disso foi a apresentação do hatch I.D Concept no Salão de Paris de 2016 e do I.D Buzz, conceito mostrado no Salão de Detroit há duas semanas.

Alardeado como o sucessor conceitual do Fusca, o I.D Concept deve chegar às ruas primeiro, sendo possivelmente também o responsável por dar uma bela – e polêmica – sacudida na tradição dos esportivos com a grife GTI.

As informações são da revista britânica Auto Express, que entrevistou no Salão de Detroit Jürgen Stackmann, chefe de vendas e marketing da Volkswagen. Ele disse que a fórmula do GTI será eletrificada, combinando a “emoção, diversão e prazer ao dirigir” com as características limpas e de torque instantâneo dos elétricos – incluindo a possibilidade de tração nas quatro rodas.

VW I.D Concept na posição 3x4 de frente
VW I.D Concept, revelado no último Salão de Paris (Divulgação/Volkswagen)
Continua após a publicidade

O Volkswagen I.D Concept traz a nova arquitetura MEB (Modular Eletric Drive), sendo um pouco mais curto do que o Golf, porém com espaço interno equivalente ao do sedã Passat. Ele será movido por um motor elétrico de 170 cv, capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em menos de oito segundos e alcançar a autonomia de até 600 quilômetros. Para um futuro GTI, além dos ganhos de performance, são esperadas baterias de maior capacidade.

Durante a feira de tecnologia Consumer Eletronics Show (CES) Las Vegas no início do ano, Christian Senger, vice-presidente da Linha de Produtos G4 e Mobilidade Elétrica da Volkswagen, também revelou que a linha GTI será composta por elétricos. “A gama de alta performance da Volkswagen é bem-sucedida, mas precisamos recriar isso com a tendência da mobilidade elétrica”.

VW Design Vision GTI na posição 3x4 de traseira

Continua após a publicidade

Tudo isso indica que a tradicional linha GTI poderá ser transformada em hot hatches puramente elétricos (a atual linha GTE é híbrida). E vale lembrar que a própria Alemanha quer banir os veículos movidos a combustão até 2030. Dentro desse cenário, a possibilidade de que todos os GTI passem a ser elétricos não parece tão absurda.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.