Executivo da GM sabia de falha que causou mega-recall desde 2005
Cúpula da empresa não teria sido informada sobre problema
O atual vice-presidente de Desenvolvimento de Produtos da General Motors, Doug Parks, sabia do problema no acionamento dos airbags dez anos antes do recall convocado neste ano pela empresa.
Segundo documentos internos publicados pelo Congresso norte-americano, em um e-mail enviado no dia 20 de junho de 2005, o então chefe de Engenharia responsável pelo Chevrolet Cobalt (modelo diferente do homônimo vendido no Brasil), Ray DeGiorgio, sugere que expôs o problema a Parks, na época engenheiro responsável pelo projeto .
A GM só resolveu convocar o recall uma década depois, envolvendo 2,6 milhões de unidades dos modelos Chevrolet Cobalt, Saturn Ion e Sky e Pontiac Solstice e 5, todos fabricados entre 2003 e 2011. O defeito foi associado a 54 acidentes e pelo menos 13 mortes.
No começo de junho, uma investigação interna conduzida pela própria GM inocentou os sucessivos diretores, concluindo que a cúpula da montadora não foi avisada sobre o problema mecânico antes de dezembro do ano passado. Foram demitidos 15 funcionários, em sua maioria engenheiros e advogados, por negligência, além de um procedimento disciplinar contra outros cinco operários ter sido aberto pela marca.
O caso ainda está sendo investigado pelo Departamento americano de Justiça, pelo órgão regulador do mercado financeiro nos Estados Unidos (SEC, em Inglês) e pelo Congresso. A expectativa é que, nos próximos meses, o caso chegue aos tribunais, onde já existem milhares de denúncias contra a fabricante.