A Mitsubishi encerrou a produção do Pajero TR4. As últimas unidades do jipinho estão saindo da linha de montagem de Catalão (GO) até o fim do mês. A empresa não fez um comunicado oficial. Mas, quando procurada, divulgou uma nota dizendo que o modelo terminava um ciclo vitorioso, com cerca de 100 000 unidades produzidas, em 12 anos. Disse também que manterá o estoque de peças, bem como o atendimento na rede autorizada em todo o território nacional, “sem prazo para ser encerrado”.
O Pajero TR4 era o modelo de entrada da Mitsubishi no Brasil e chegou a responder por 25% das vendas da marca no país, no início da década, quando passou por uma reestilização profunda (a segunda, a primeira foi em 2002, quando passou a ser produzido no Brasil). A fábrica não apontou uma razão específica para a retirada do mercado. Pelo contrário, afirmou que colocou em prática “todas as opções possíveis para manter o carro em produção”. Nos últimos meses, o TR4 manteve suas vendas estáveis, no patamar de 1 200 unidades mensais. Essa média é superior às do SUV Mitsubishi ASX, com cerca de 1000 unidades mensais, e que é o seu sucessor natural.
O TR4 era derivado do Pajero iO, modelo comercializado no Japão entre os anos de 1998 e 2007. Apesar da idade avançada, o TR4 foi durante muito tempo a única opção de seu gênero, entre os veículos nacionais. Ele era o único com tração 4×2, 4×4 on-road, 4×4 off-road e 4×4 reduzida. Se permanecesse no mercado, porém, ele teria vida dura daqui para frente, para enfrentar as novidades que estão chegando no segmento de SUV’s: Jeep Renegade, Honda HR-V e Peugeot 2008.