Clique e Assine QAUTRO RODAS por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Este veículo brutal do Exército dos EUA usa base e motor da Chevrolet S10

Cerca de 90% dos componentes do novo veículo de guerra são compartilhados com a Colorado ZR2, versão da irmã da S10 com suspensão mais parruda

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 3 jun 2021, 21h46 - Publicado em 30 jun 2020, 15h17
Versão adaptada para o campo de batalha transporta até 9 soldados
Versão adaptada para o campo de batalha transporta até 9 soldados (General Motors/Divulgação)

A GM Defense, divisão da defesa da General Motors, ganhou um contrato para fabricar novos veículos off-road para o Exército dos EUA. Até aí, tudo bem. Mas ele será baseado na Colorado, a versão americana da nossa Chevrolet S10!

Seguindo as regras impostas pelo cliente especial, o veículo é voltado para o transporte rápido de nove soldados de infantaria no campo de batalha.

Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de Quatro Rodas? Clique aqui e assine com 64% de desconto.

Além disso, precisa ser leve para ser transportado por um helicóptero UH-60 Blackhawk e compacto o suficiente para caber dentro de um helicóptero CH-47 Chinook.

O chamado GMD ISV (de Infantry Squad Vehicle) consegue fazer isso usando 90% de peças de prateleira – ou seja, componentes prontos e já em uso nas diferentes versões da Colorado. 

Quase todos os componentes mecânicos são compartilhados com a Colorado de rua
Quase todos os componentes mecânicos são compartilhados com a Colorado de rua (General Motors/Divulgação)

O motor, inclusive, é o conhecido 2.8 turbodiesel usado pela S10 nacional. Porém, em vez de entregar 200 cv, como nossa picape, rende 188 cv. Mas o câmbio automático de seis marchas não muda.

A versão que serviu como ponto de partida para este valente integrante das forças armadas americanas foi a Colorado ZR2, versão esportiva da picape.

Ela se destaca pela suspensão mais parruda, com braços de ferro fundido, que a eleva em 5 cm. Também utiliza amortecedores tipo DSSV (Dynamic Suspension Spool Valve), semelhantes aos utilizados no Camaro Z/28.

Como vantagem, esses amortecedores especiais feitos pela Multimatic possuem válvulas que alteram a ação de amortecimento conforme as situações de uso. Há seis ajustes para a dianteira e quatro para a traseira.

gm defense
(General Motors/Divulgação)

A picape conta também com diferencial dianteiro e traseiro com bloqueio eletrônico, além de tração 4×4 com nove opções de ajustes.

Os GMD ISV foram desenvolvidos em conjunto com a Ricardo Defence e o contrato inicial é de US$ 214,3 milhões (quase R$ 1,2 bilhão) para aquisição das primeiras 649 unidades.

Mas o exército norte-americano planeja a compra de um total de 2.065 unidades.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da nova edição de quatro rodas? clique aqui e tenha o acesso digital.

capa

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.