Clique e assine com até 75% de desconto

Este pneu tem altura de girafa, peso de elefante e aguenta 100 toneladas

Pode parecer piada, mas modelo da Goodyear voltado para mineração tem mais de 4 metros de altura e pode levar uma carga de 100 toneladas a 50 km/h

Por Daniel Telles Atualizado em 4 Maio 2020, 10h14 - Publicado em 3 Maio 2020, 07h00
Maior pneu da Goodyear é fabricado no Kansas (EUA) Goodyear/Divulgação

A girafa é considerado o animal mais alto do mundo. Uma fêmea da espécie mede entre 3,5 e 4,5 metros de altura. Já o elefante asiático é um dos mamíferos terrestres mais pesados do planeta, com até 4 toneladas.

A partir destas duas afirmações podemos concluir que, caso pertencesse ao reino animal, o pneu Goodyear RM-4A+ bateria de frente com os dois gigantes. 

Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de Quatro Rodas? Clique aqui e assine com 64% de desconto.

Isso porque o modelo, o maior já criado pela fabricante e feito equipa máquinas de mineração, mede 4,023 m de diâmetro e pesa 5,4 toneladas.

Todo este tamanho para ter capacidade de transportar até 100.000 kg a uma velocidade de 50 km/h.

Continua após a publicidade
Modelo é usado em máquinas de mineração Goodyear/Divulgação

O enorme pneumático ainda tem 63 polegadas de largura, carcaça de aço e muita tecnologia em seus materiais. A borracha utilizada, por exemplo, é de um tipo que não permite o superaquecimento por uso excessivo.

Já a carcaça foi desenvolvida em conjunto com fabricantes de automóveis e contou com a utilização de softwares inéditos para simulação de uso.

  • O Goodyear RM-4A+ é fabricado na cidade de Topeka, Kansas (EUA), e é vendido nas medidas 53/80 R63 e 59/80 R63. 

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da edição de maio da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

     

    Continua após a publicidade
    Publicidade