Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Esportivos europeus dos anos 1980

Dez modelos legalizados para ruas e divertidíssimos de se guiar

Por Rodrigo Furlan
Atualizado em 9 nov 2016, 14h34 - Publicado em 30 jun 2015, 16h48
  • Seguir materia Seguindo materia
  • classicos

    A década de 1980 foi adorada por muitos, incluindo os grandes admiradores de carros. Algumas das máquinas mais desejadas foram produzidas e vendidas nesse período, e o site Auto Guide elencou 10 modelos esportivos que marcaram o período. Em comum, todos eles têm o fato de serem obras da indústria europeia. Confira abaixo a relação.

    Publicidade

    1) Porsche 959 (destaque) – um primeiro colocado para causar polêmica. Afinal, muitos tendem a preferir o segundo dessa lista, mas o que diferenciava o 959 era seu sistema de tração integral, que maximizava seu desempenho. Além disso, contava com motor 2.85 turbo de seis cilindros, que oferecia 444 cv.

    Publicidade

    2) Ferrari F40

    ferrari-f40.jpeg

    Tem uma legião de fãs e muitos chegam a dizer que é o melhor carro já feito pela marca italiana. Fugia ao padrão da Ferrari, já que tinha um motor turbo (2.9 V8), que desenvolvia 471 cv e trabalhava em harmonia com a aerodinâmica do modelo, toda trabalhada para obter a maior performance disponível.

    Publicidade

    3) Lamborghini Countach

    lamborghini-countach.jpeg
    Continua após a publicidade

    Talvez seja o modelo que mais bem retrate o período – ou, ao menos aquele que as pessoas mais associam à década de 80. Tinha um design relativamente polêmico, mas o motor 5.2 V12 não passava despercebido em nenhuma situação. Pudera: eram 455 sonoros cavalos!

    Publicidade

    4) Ferrari Testarossa

    ferrari-testarossa.jpeg

    Definitivamente, um primor aos olhos. Este foi um trabalho de design bem sucedido do estúdio Pininfarina, e é muito comum até hoje encontrarmos miniaturas da Testarossa em prateleiras de colecionadores. A motivação do modelo vinha de um bloco 4.9 V12 de 390 cv.

    Publicidade

    5) BMW M3

    bmw-m3-e30.jpeg

    Das pistas do campeonato de Turismo da Alemanha (DTM) para as ruas, o M3 teve algumas modificações, incluindo a redução de potência do motor 2.3 de quatro cilindros para 210 cv. Mesmo assim, suas adaptações de suspensão, transmissão, freios e aerodinâmica o destacavam muito das versões convencionais.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    6) Ford RS200

    ford-rs200.jpeg

    Ele foi pensado para corridas de rali, mas nelas não obteve grande sucesso. Por outro lado, quando ganhou versão destinada às ruas, o RS200 brilhou, já que se tratava de um modelo relativamente compacto e, ainda assim, entregava 250 cv com seu bloco 1.8 turbo.

    7) Mercedes-Benz 190E

    mercedes-benz-190e.jpeg

    Foi com este carro que Ayrton Senna chamou definitivamente atenção do mundo da Fórmula 1, ao venceu uma prova em 1984 batendo lendas do automobilismo, incluindo Prost e Lauda. Teve duas versões para as ruas: 2.3 (motor de 185 cv) e 2.5 (motor de 200 cv).

    8) Audi Quattro Coupe

    audi-quattro-coupe.jpeg
    Continua após a publicidade

    Se não era um arraso em termos de potência, já que seu motor 2.1 de cinco cilindros entregava 197 cv, compensava com a presença do sistema de tração integral quattro, o que deixava sua condução mais agradável. Talvez não cativasse tanto pela beleza.

    9) Lancia Delta S4

    lancia-delta-s4.jpeg

    Veio um pouco depois do Quattro Coupe, mas, nessa disputa entre cupês, diferenciava-se por alguns aspectos. Se o design era polêmico, o motor 1.8 se destacava por ser turbo e sobrealimentado, de modo a oferecer 247 cv. Sua versão de competição fez sucesso nos ralis.

    10) Lotus Esprit Turbo

    lotus-esprit-turbo.jpeg

    Bastava olhar para ele e pronto: era fácil saber que se tratava de um esportivo voltado para a performance. Além do design limpo, contava com motor central de 210 cv (posteriormente, seria reconfigurado e passaria a entregar 215 cv). Por ser um peso leve, acelerava de 0 a 96 km/h em menos de cinco segundos.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 12,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.