A Volkswagen investirá pesado no patrocínio ao futebol em 2013. Além de ter sua imagem vinculada ao atacante Neymar, a marca alemã contratou outros cinco astros com imagens fortemente ligadas ao esporte mais popular do Brasil.
Os ex-jogadores Cafu, Pelé, Raí e Rivellino e o meia-atacante Lucas, este último atualmente no Paris Saint Germain, serão os garotos-propaganda da VW. O primeiro trabalho dos “embaixadores” da marca será a campanha dos 60 anos da montadora, celebrados em março. O filme de estreia na televisão se chama “Inova Neymar” e conta com as participações de Pelé, Rivellino, Cafu e, claro, Neymar.
“É um grande orgulho contar com Embaixadores que marcaram e marcam a vida dos brasileiros da mesma forma que a Volkswagen fez e faz a diferença na indústria automobilística brasileira”, declarou o presidente da marca, Thomas Schmall.
Além da contratação dos “boleiros”, a Volkswagen também investirá no patrocínio à programação esportiva de três das maiores emissoras de televisão do país: Globo, Bandeirantes e SBT. Nas duas primeiras emissoras, a marca aparecerá nas transmissões dos campeonatos estaduais, nacionais e intercontinentais, enquanto no SBT o patrocínio será ao reality-show “Menino de Ouro”, que escolherá um novo talento do futebol nacional. Além de todas estas iniciativas, a Volkswagen é uma das patrocinadoras oficiais da Seleção Brasileira até o Mundial de 2014.
Novo Golf no Brasil? Schmall despista…
Futebol não foi o único tema do evento realizado nesta segunda-feira, 18 de março. Schmall evitou falar sobre as recentes declarações do vice-presidente mundial de compras da Audi, Bernd Martens, que admitiu a possibilidade da Audi voltar a produzir carros na planta de São José dos Pinhais (PR), atualmente usada para a fabricação de modelos Volkswagen.
“Ainda não tomamos nenhuma decisão. Cada montadora está avaliando o que fazer no Brasil, e precisamos pensar com calma (sobre o que fazer), mas há uma possibilidade grande da Audi voltar a produzir carros no país”, afirmou.
Questionado sobre as chances do novo Golf ser produzido no Brasil (já que o novo Audi A3 compartilha plataforma com o hatch da VW), Schmall foi sucinto. “Esta decisão será tomada em breve”, declarou. “Vamos investir bastante em novos produtos, pois estamos entrando em uma fase intensa de globalização. O Brasil terá plataformas e tecnologias mais avançadas”, prometeu o executivo.
Schmall prevê um crescimento de aproximadamente 2% da indústria automotiva em 2013, e espera que a Volkswagen acompanhe este ritmo.