A EDP, em parceria com Audi, Porsche e Volkswagen, anunciou a instalação dos primeiros 30 pontos de recarga ultrarrápida para veículos elétricos que cobrirão todo o estado de São Paulo. A iniciativa também envolve as empresas ABB, Electric Mobility Brasil e Siemens, que serão fornecedoras da tecnologia de carregamento que será utilizada.
Esta rede de recarga vai de encontro com os planos das três fabricantes no Brasil. A Volkswagen lança no início de novembro o Golf GTE, versão híbrida com desempenho semelhante ao do Golf GTI, mas com motor elétrico e conjunto de baterias que pode ser recarregado em tomadas. Já a Audi lança em maio do ano que vem o E-Tron, um SUV elétrico com autonomia de até 400 km e preço na casa dos R$ 500.000.
A Porsche, por sua vez, já vende no Brasil versões híbridas plug-in de Panamera e Cayenne, e trará ao Brasil no segundo semestre de 2020 o Taycan, seu primeiro esportivo elétrico. Ele tem até 761 cv de potência, chega aos 100 km/h em apenas 2,8 segundos e poderá ser mais barato que o Panamera no Brasil.
Para os Porsche Taycan e Audi E-Tron a melhor notícia é que todos os postos terão recarga ultrarrápida. 29 deles serão de 150 kW, capaz de repor 80% da carga do E-Tron em 30 minutos e um terá 350 kW, que repõe 80% da carga do Taycan em 22,5 minutos. Os mesmos pontos de recarga ainda terão estações semirrápidas, de 22 kW, adequada ao Golf GTE.
As estações de recarga em rodovias estarão posicionadas a uma distância máxima de 150 km nas seguintes vias paulistas: Régis Bittencourt, Washington Luís, Rodoanel Mário Covas, Tamoios, Carvalho Pinto, Imigrantes e Dom Pedro.
A implementação dos postos de recarga começa ainda em 2019 e as primeiras inaugurações ocorrerão em 2020. A intenção da EDP é estender a rede de recarga para Rio de Janeiro, Vitória, Curitiba e Florianópolis com mais 34 pontos de recarga até 2023, formando um corredor de abastecimento de veículos elétricos de 2.500 km. O investimento total será de R$ 32,9 milhões.