Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Elétrico Honda e aposta em simpatia e simplicidade para agradar europeus

Modelo é considerado um importante passo para a marca ter 100% das suas vendas em automóveis eletrificados na Europa até 2025

Por Renan Bandeira
Atualizado em 6 set 2019, 07h00 - Publicado em 6 set 2019, 07h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • MASS PRODUCTION HONDA E REVEALED AND SET TO DEBUT AT FRANKFURT
    Honda e é 100% elétrico e será oficialmente lançado no Salão de Frankfurt (Divulgação/Honda)

    A Honda divulgou, nesta quinta-feira (5), as primeiras imagens do Honda e. O compacto elétrico da marca será apresentado oficialmente no Salão de Frankfurt, na Alemanha, que terá início na próxima semana.

    Segundo a fabricante, o veículo foi desenvolvido para o dia a dia na cidade. Como manda a categoria dos compactos, o carro é pequeno, mas visualmente bem diferente dos automóveis da marca comercializados no Brasil, por exemplo.

    Não espere nenhum tipo de futurismo ou pirotecnias. O Honda e tem design simples, aspecto que nem as maçanetas das portas retráteis ou os retrovisores laterais nada convencionais são capazes de quebrar.

    No modelo de produção, os espelhos foram substituídos por câmeras que mandam a imagem em tempo real para as duas telas de seis polegadas instaladas no painel.

    MASS PRODUCTION HONDA E REVEALED AND SET TO DEBUT AT FRANKFURT
    Maçaneta da porta traseira, escamoteada como no HR-V, é a única lembrança dos modelos nacionais da Honda (Divulgação/Honda)
    Continua após a publicidade

    A proximidade com os veículos nacionais fica apenas para abrir a porta traseira. Assim como no HR-V, a maçaneta fica escamoteada no alto da coluna C e possuí acabamento em preto.

    Internamente, o veículo mantém a pegada de simplicidade, mas conta com duas telas táteis de 12,3 polegadas responsáveis pelo entretenimento dos ocupantes por conta do acesso a serviços e aplicativos e também a conectividade.

    Esses serviços e aplicativos fazem parte do Honda Personal Assistant, sistema de inteligência artificial (IA) da marca, e podem ser acionados por comando de voz.

    A fabricante explica que o usuário ativa o sistema dizendo “OK Honda”, algo similar ao que ocorre com sistemas como o MBUX da Mercedes-Benz. Depois disso é só passar a próxima instrução para acionar um serviço ou um aplicativo.

    Continua após a publicidade

    A Honda ainda promete que, com o uso contínuo da tecnologia, ela passa a compreender melhor a voz do usuário ao longo do tempo. Com o passar do tempo, portanto, a promessa é de que o sistema responda mais precisamente aos comandos.

    MASS PRODUCTION HONDA E REVEALED AND SET TO DEBUT AT FRANKFURT
    Além da central de entretenimento, o modelo conta com mais duas telas de seis polegadas para reproduzir a imagem das câmeras instaladas no lugar dos retrovisores (Divulgação/Honda)

    A conectividade vai além da parte interna. Com o uso do aplicativo My Honda +, o proprietário do elétrico pode se manter ligado ao veículo remotamente.

    Esse aplicativo foi criado em 2017, na Europa, e com as novas atualizações oferece um relatório de controle das condições do veículo, controle remoto da climatização, monitoramento de segurança e a localização.

    Continua após a publicidade

    Para o elétrico foram adicionados novas funções. No modelo estarão disponíveis também um controle da carga da bateria, monitor de alcance e a estação mais próxima de carregamento.

    As informações podem ser enviadas do smartphone para o veículo.

    Além disso, o Honda e pode ser trancado ou destrancado pelo aplicativo do smartphone com o uso de uma chave digital, tecnologia parecida com a encontrada em modelos da Tesla.

    O compacto terá um motor elétrico de tração traseira e duas opções de performance: 100 kW (136 cv) ou 113 kW (154 cv), sendo um torque de 32,1 mkgf. A empresa ainda garante que o veículo acelera de 0 a 100 km/h em aproximadamente 8 segundos.

    A bateria é de 35,5 kWh e conta com um recurso de carga rápida que recarrega 80% em 30 minutos. Totalmente carregada, promete uma autonomia de 220 km, segundo a Honda.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.