Elétrica Swigz faz história em Pikes Peak
Chip Yates venceu a categoria elétrica 240 cv baixando o recorde em mais de 4 minutos
No início de abril, o designer de veículos elétricos e piloto Chip Yates atingiu uma marca histórica com a sua SWIGZ, empurrada por um propulsor elétrico desenvolvido pela empresa do Colorado UQM Technologies, até a fantástica marca de 190,6 mph (306,7 km/h) na distância de uma milha, no aeroporto de Mojave, na Califórnia. Na época ele anunciava a intenção de participar da edição 2011 da Pikes Peak International Hill Climb.
Dito e feito, o californiano não só competiu, como venceu e estabeleceu com enorme folga um novo recorde para a categoria com o tempo de 12´50´´094 para percorrer os 19,7 km da subida, o que o colocaria na liderança da classe 450 Supermoto e entre os cinco primeiros da categoria top, a peso pesado até 1205cc, vencida por Calin Dunne, pilotando uma Ducati Multistrada 1200, que fez a prova em 11´11´´329.
Acompanhando o vídeo da subida completa de Yates dá para perceber que ele se deu muito mal nos pouco mais de 4 km de terra, o que o impediu de cravar um tempo ainda melhor.
Em 2012 ele pretende participar novamente da prova com a sua elétrica, mas participando da categoria máxima, em confronto direto com as motos a combustão!
Veja o vídeo da subida: