Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

E-Tron Sportback Concept: o futuro GT elétrico da Audi

Modelo com três motores elétricos, tração integral, interior futurista deverá ser lançado em 2019

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
18 abr 2017, 18h19
Protótipo é um crossover com jeitão de cupê (Divulgação/Audi)

Este é o novo Audi E-Tron Sportback Concept, que a marca alemã apresentou no Salão de Xangai. Pela nomenclatura tradicional dos Audi, este seria um hatch ou um cupê de quatro portas. Mas não é bem isso: ele até tem teto inclinado, mas a pegada é de crossover. Será, basicamente, a versão elétrica do Q8 – que servirá de base para o Lamborghini Urus.

Modelo tem o mesmo porte do BMW X6 e do Mercedes GLE Coupé (Divulgação/Audi)

É isso mesmo, um crossover com pegada de cupê. Algo como o Q8 Concept – futuro concorrente dos BMW X6 e Mercedes-Benz GLE Coupé – em versão elétrica. A propósito, as dimensões estão próximas deles: 4,90 metros de comprimento, 1,98 metros de largura, 1,53 metros de altura e distância entre eixos de 2,93 metros.

Continua após a publicidade
Linha de perfil é muito parecida com a do A5 Sportback (Divulgação/Audi)

A Audi diz que o E-Tron Sportback Concept é “emocionantemente identificável como um carro elétrico no primeiro olhar”. Deixando de fora o fator emocional, é mesmo: qual carro com motor a combustão teria uma placa prateada com pequenos relevos no lugar da grade e o logotipo da marca formado por leds azulados? 

Em vez de grade, há uma placa fechada com alguns relevos. Faróis são os Matrix LED (Divulgação/Audi)

Os outros elementos de destaque do modelo seguem a cartilha de um bom carro-conceito futurista. São as câmeras que substituem os retrovisores, os faróis pequenos com leds, rodas enormes (aro 23″ para ser mais exato), a falta de maçanetas e, no caso dos Audi mais recentes, lanternas que, na verdade, são linhas de leds que cortam a traseira de ponta a ponta.

Lanternas traseiras são placas de acrílico transparente iluminadas por leds (Divulgação/Audi)

Além da bela traseira, com para-lamas bem delineados, o E-tron Sportback tem interior bem interessante e minimalista, apesar dos exageros futurísticos típicos dos conceitos. E há apenas quatro assentos independentes para os ocupantes. 

Continua após a publicidade
O interior do E-Tron Sportback tem seis telas que concentram comandos e informações (Divulgação/Audi)

Tudo está concentrado em telas: duas que exibem imagens das câmeras laterais (e que na foto acima mais parecem cromados nas portas, logo abaixo de onde ficariam os retrovisores), uma para o quadro de instrumentos e outras duas no console central, uma para o sistema de entretenimento e outra que comanda o sistema de ar-condicionado, além de uma bem estreita que exibe algumas informações para o carona.

Console central dá a impressão de estar flutuando (Divulgação/Audi)

São três motores elétricos que movem este carro-conceito. Um deles atua no eixo dianteiro e os outros dois ficam no eixo traseiro. Juntos, geram 435 cv em condições normais, que podem chegar a 503 cv em modo “boost”. Esta receita, que será usada em outros Audi E-Tron (serão três até 2020), permite que o Sportback chegue aos 100 km/h em 4,5 segundos. 

Os assentos traseiros do E-Tron Sportback são individuais (Divulgação/Audi)

A bateria de lítio que alimenta estes motores está posicionada no assoalho entre os eixos e tem arrefecimento por líquido. Com 95kWh de capacidade, garante autonomia para mais de 500 km.

Continua após a publicidade
São três motores elétricos com potência combinada de até 503 cv (divulgação/Audi)

A fase de conceito do E-Tron Sportback está prevista para acabar em 2019, quando ele chegará às lojas. Os primeiros elétricos da família E-Tron, porém, chegam ao mercado europeu já em 2018.

Design mistura elementos dos cupês, sedãs e SUVs
Design mistura elementos dos cupês, sedãs e SUVs (divulgação/Audi)
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.