E-Tron Sportback Concept: o futuro GT elétrico da Audi

Modelo com três motores elétricos, tração integral, interior futurista deverá ser lançado em 2019

Protótipo é um crossover com jeitão de cupê

Protótipo é um crossover com jeitão de cupê (Divulgação/Audi)

Este é o novo Audi E-Tron Sportback Concept, que a marca alemã apresentou no Salão de Xangai. Pela nomenclatura tradicional dos Audi, este seria um hatch ou um cupê de quatro portas. Mas não é bem isso: ele até tem teto inclinado, mas a pegada é de crossover. Será, basicamente, a versão elétrica do Q8 – que servirá de base para o Lamborghini Urus.

Modelo tem o mesmo porte do BMW X6 e do Mercedes GLE Coupé

Modelo tem o mesmo porte do BMW X6 e do Mercedes GLE Coupé (Divulgação/Audi)

É isso mesmo, um crossover com pegada de cupê. Algo como o Q8 Concept – futuro concorrente dos BMW X6 e Mercedes-Benz GLE Coupé – em versão elétrica. A propósito, as dimensões estão próximas deles: 4,90 metros de comprimento, 1,98 metros de largura, 1,53 metros de altura e distância entre eixos de 2,93 metros.

Linha de perfil é muito parecida com a do A5 Sportback

Linha de perfil é muito parecida com a do A5 Sportback (Divulgação/Audi)

A Audi diz que o E-Tron Sportback Concept é “emocionantemente identificável como um carro elétrico no primeiro olhar”. Deixando de fora o fator emocional, é mesmo: qual carro com motor a combustão teria uma placa prateada com pequenos relevos no lugar da grade e o logotipo da marca formado por leds azulados? 

Em vez de grade, há uma placa fechada com alguns relevos. Faróis são os Matrix LED

Em vez de grade, há uma placa fechada com alguns relevos. Faróis são os Matrix LED (Divulgação/Audi)

Os outros elementos de destaque do modelo seguem a cartilha de um bom carro-conceito futurista. São as câmeras que substituem os retrovisores, os faróis pequenos com leds, rodas enormes (aro 23″ para ser mais exato), a falta de maçanetas e, no caso dos Audi mais recentes, lanternas que, na verdade, são linhas de leds que cortam a traseira de ponta a ponta.

Lanternas traseiras são placas de acrílico transparente iluminadas por leds

Lanternas traseiras são placas de acrílico transparente iluminadas por leds (Divulgação/Audi)

Além da bela traseira, com para-lamas bem delineados, o E-tron Sportback tem interior bem interessante e minimalista, apesar dos exageros futurísticos típicos dos conceitos. E há apenas quatro assentos independentes para os ocupantes. 

O interior do E-Tron Sportback tem seis telas que concentram comandos e informações

O interior do E-Tron Sportback tem seis telas que concentram comandos e informações (Divulgação/Audi)

Tudo está concentrado em telas: duas que exibem imagens das câmeras laterais (e que na foto acima mais parecem cromados nas portas, logo abaixo de onde ficariam os retrovisores), uma para o quadro de instrumentos e outras duas no console central, uma para o sistema de entretenimento e outra que comanda o sistema de ar-condicionado, além de uma bem estreita que exibe algumas informações para o carona.

Console central dá a impressão de estar flutuando

Console central dá a impressão de estar flutuando (Divulgação/Audi)

São três motores elétricos que movem este carro-conceito. Um deles atua no eixo dianteiro e os outros dois ficam no eixo traseiro. Juntos, geram 435 cv em condições normais, que podem chegar a 503 cv em modo “boost”. Esta receita, que será usada em outros Audi E-Tron (serão três até 2020), permite que o Sportback chegue aos 100 km/h em 4,5 segundos. 

Os assentos traseiros do E-Tron Sportback são individuais

Os assentos traseiros do E-Tron Sportback são individuais (Divulgação/Audi)

A bateria de lítio que alimenta estes motores está posicionada no assoalho entre os eixos e tem arrefecimento por líquido. Com 95kWh de capacidade, garante autonomia para mais de 500 km.

São três motores elétricos com potência combinada de até 503 cv

São três motores elétricos com potência combinada de até 503 cv (divulgação/Audi)

A fase de conceito do E-Tron Sportback está prevista para acabar em 2019, quando ele chegará às lojas. Os primeiros elétricos da família E-Tron, porém, chegam ao mercado europeu já em 2018.

Design mistura elementos dos cupês, sedãs e SUVs Design mistura elementos dos cupês, sedãs e SUVs

Design mistura elementos dos cupês, sedãs e SUVs (divulgação/Audi)

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s