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E-Pace chega para ser o Jaguar mais barato do Brasil

SUV compacto começa a ser vendido por R$ 195.400 com motor 2.0 turbo de 250 cv e tração integral

Por Rodrigo Ribeiro
Atualizado em 1 fev 2023, 18h28 - Publicado em 11 mar 2018, 10h26
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  • Jaguar E-Pace (3)
    Todas as versões do E-Pace no Brasil terão faróis em LEDs (Divulgação/Jaguar)

    Normalmente as fabricantes fazem questão de divulgar o preço da versão mais barata de seus carros, mesmo que seja uma pacote de equipamentos que terá pouquíssima demanda (como o Honda HR-V LX manual).

    A Jaguar, porém, optou por destacar o preço da versão intermediária do E-Pace, que começou a ser vendido no Brasil esta semana por R$ 222.300*.

    O asterisco no valor tem justificativa: esse é o preço da versão P250, a mais barata à pronta-entrega do E-Pace.

    No entanto, o menor SUV da Jaguar dispõe de uma versão mais em conta, por R$ 195.400, vendida por encomenda.

    Considerando somente os pacotes disponíveis à pronta-entrega, o E-Pace será vendido no Brasil em quatro versões:
    2.0 P250 – R$ 222.300
    R-Dynamic S P250 – R$ 246.750
    First Edition P250 – R$ 275.900
    R-Dynamic SE P300 – R$ 278.080

    Jaguar E-Pace (4)
    As lanternas horizontais bipartidas remetem ao F-Type (Divulgação/Jaguar)
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    Com esse valor, o E-Pace passa a ser o Jaguar mais em conta do país, superando o XE P200 (R$ 215.520).

    Assim como o sedã, o E-Pace usa o novo motor 2.0 turbo da família Ingenium, calibrado para duas potências: 250 cv e 300 cv, sempre com câmbio automático de nove marchas e tração integral.

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    Todos os E-Pace possuem tração integral, mas poucos motoristas devem ir além da estrada de terra batida (Divulgação/Jaguar)

    QUATRO RODAS teve a oportunidade de acelerar brevemente as duas versões de motorizações em um trajeto off-road e na pista de corrida da Fazenda Capuava, em Indaiatuba (SP).

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    A suspensão independente nas quatro rodas é ajustável na versão P300 (Divulgação/Jaguar)
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    A pista de terra com buracos profundos e rampas íngremes servia para destacar o lado Land Rover do E-Pace.

    Mas no entanto, como a própria marca faz questão de destacar, o negócio do E-Pace é o asfalto.

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    As rodas disponíveis para o E-Pace no Brasil vão de 17″ até 20″ (Divulgação/Jaguar)

    Mesmo com suspensão mais macia, o E-Pace P250 responde rápido aos movimentos, e tão logo a carroceria se apoie nos pneus externos em uma curva rápida, o SUV de generosos 1.832 kg consegue alterar sua trajetória até o limite de aderência dos pneus Pirelli PZero 245/55 R19 que equipavam a unidade avaliada.

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    Câmeras no para-brisas fazem a leitura das faixas na estrada e detectam a iminência de uma colisão (Divulgação/Jaguar)
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    No modo de condução dinâmico, o ESC permite que o E-Pace apresente um leve sobreesterço nas saídas de curva, suficiente para que o motorista consiga apontar o carro rapidamente para onde deseja.

    Esse recurso é comum em esportivos e modelos menores, mas pouco usual entre os SUVs, que possuem centro de gravidade elevada.

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    Aplicação transversão do motor 2.0 turbo permitiu a adoção do câmbio automático de nove marchas da ZF (Divulgação/Jaguar)

    Mas o E-Pace mais adequado para quem gosta de uma tocada rápida é o P300. Custando apenas R$ 2.180 a mais do que o cobrado pela versão P250 First Edition, o pacote se destaca pela lista de equipamentos e pelo conjunto mecânico.

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    O easter egg na base do vidro dá a dica: o E-Pace é “filhote” do F-Pace (Divulgação/Jaguar)
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    Além dos 300 cv e 40,8 mkgf, o modelo conta com suspensão ajustável, pneus mais largos (255/50 R20) e desempenho à altura de seu preço: segundo a Jaguar, o E-Pace P300 acelera de 0 a 100 km/h em 6,4 segundos, com velocidade máxima de 243 km/h.

    A diferença para o P250 (7 s e 230 km/h) é tímida no papel, mas surpreendente no uso real.

    Aconchego luxuoso

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    A cabine é bem acabada, com materiais emborrachados e costuras aparentes cuja cor pode ser escolhida pelo cliente (Divulgação/Jaguar)

    Em todas as versões o acabamento do E-Pace é ótimo, com materiais emborrachados e plástico de qualidade aparente elevada, além do couro em bancos, volante e partes do painel.

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    O quadro de instrumentos digital é oferecido a partir da versão P250, de R$ 222.300 (Divulgação/Jaguar)
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    Há oito airbags, sensores de estacionamento (frontal e traseiro), botão de partida e faróis em LEDs em todas as versões.

    Itens como chave presencial, quadro de instrumentos digital e HUD podem equipar os pacotes mais caros.

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    O E-Pace é o primeiro modelo da JLR no Brasil a oferecer a chave presencial com novo design (Divulgação/Jaguar)

    Os 2,68 m de entre-eixos permitem uma cabine adequada para quatro adultos; se o motorista for muito alto, porém, pouco sobrará de espaço para o passageiro imediatamente atrás.

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    O ar-condicionado de duas zonas conta com difusor para o banco traseiro. As versões vendidas no Brasil dispõe, no mesmo console, de três entradas USB (Divulgação/Jaguar)

    Apesar da linha de cintura alta, a maior área envidraçada torna o E-Pace mais agradável de se guiar, ainda que sua visibilidade traseira seja quase tão restrita quanto o irmão Evoque.

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    Projeção nos retrovisores repete desenho dos jaguares da borda do vidro (Divulgação/Jaguar)

    O túnel central elevado limita o passeio de um quinto adulto a viagens curtas, mas há cinco entradas USB disponíveis, sendo três para a segunda fileira (que conta também com saídas de ar-condicionado).

    O porta-malas comporta bons 577 litros, mas o tampão do porta-malas manual, como no Renault Duster, não tem o requinte que se espera neste segmento.

    Com muitos acertos e poucos detalhes que podem incomodar, o E-Pace tem potencial para não só acompanhar o sucesso de F-Pace e Evoque, mas também para ser o Jaguar mais vendido do Brasil.

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