Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês

É isso o que acontece com seu carro ao atingir um buraco

YouTuber depena um Mercedes Classe E e mostra em câmera lenta como a suspensão se comporta ao passar por piso acidentado

Por Henrique Rodriguez Atualizado em 17 nov 2018, 17h24 - Publicado em 13 out 2017, 18h57
As cenas são, realmente, muito dolorosas Reprodução/Youtube

Calma, seu carro não vai desmontar ao passar em um buraco mais profundo. A intenção dos caras do canal Warped Perception era mostrar de forma objetiva como a suspensão trabalha – e sofre – ao passar em um buraco.

Este Mercedes-Classe E com menos de 15 anos de uso foi sacrificado para mostrar como os choques, seja com buracos ou relevos, podem danificar seu carro. E sabemos que o que não falta nas vias brasileiras são buracos.

Até a metade do vídeo, mostram a condição do carro na hora da compra e o que foi feito antes da realização do teste.

Os testes começam aos 8 minutos, com um buraco com parede reta, daqueles que podemos encontrar quando o asfalto cede.

Continua após a publicidade

[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=HEx0Ez6PynY&w=640&h=370]

É um tanto impressionante ver o efeito do choque e como a suspensão se move após o impacto.Isso, a cerca de 15 km/h, uma velocidade bem baixa. Em seguida vem o teste a 30 km/h, ainda mais doloroso. Numa dessas, seus pneus podem criar bolha ou mesmo estourar, fazendo que você perca o controle.

Ainda pode comprometer os amortecedores, acentuar o desgaste de buchas e batentes, amassar as bandejas e comprometer o alinhamento e ângulo do cáster. Haja dinheiro.

O terceiro teste não é tão comum. A não ser que você seja dublê de filmes de ação, não é sempre que se encontra relevos tão altos a ponto do carro saltar.

Mas imagine como uma lombada sem sinalização em escala um pouco maior. É mais ou menos assim que seu carro sofre. E a situação piora se o motorista estiver freando na hora do impacto: a frente afundará com o deslocamento de massa, forçando ainda mais a suspensão dianteira.

Continua após a publicidade

Publicidade