Ducati comemora 40 anos da primeira superbike
Vitória de Paul Smart em Ímola inaugurou a era das motos esportivas da marca

A histórica vitória de Paul Smart com a Ducati 750 Imola, na famosa corrida então batizada de Imola 200 Milhas, completa 40 anos.
Para muitos, essa é considerada a primeira superbike da Ducati, já que tinha equipamentos e qualidades ciclísticas exclusivas, que definitivamente marcaram a competência da marca italiana em competições.
Construída especificamente para essa corrida, a Ducati fez oito motos para serem pilotadas por quatro pilotos: Paul Smart, Bruno Spaggiari, Ermanno Giuliano e Alan Duscombe. A corrida foi emocionante, com Smart e Spaggiari brigando pela ponta do começo ao fim. Spaggiari era o favorito, mas ficou sem gasolina no final e a vitória ficou com Smart.
Em um mundo recheado de motos com motores 2 tempos, a 750 Imola já tinha a receita que até hoje é a base do sucesso de todas as Ducati: motor 4 tempos, com dois cilindros em “L”, evidentemente com comando de válvulas desmodrômico e chassi ultra leve. Na época, uma revolução frente às rivais, que foi alimentada por carburadores Dellorto de 40 mm e podia render 82 cv a 8.500 rpm.
Confira o vídeo:
https://youtube.com/watch?v=invSaeElYUM