PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Dólar alto pode beneficiar montadoras, diz Anfavea

Presidente afirma que competitividade entre marcas aumentará

Por Vitor Matsubara
Atualizado em 9 nov 2016, 12h43 - Publicado em 18 set 2013, 14h06
mercado

A valorização do dólar deve melhorar a competitividade entre as montadoras a médio e longo prazos. Segundo informações da agência de notícias Reuters, a previsão foi feita na última terça-feira, 17 de setembro, pelo presidente da Anfavea, Luiz Moan, após encontro com o ministro da Fazenda, Guido Mantega. “Temos, com a subida do dólar, impacto no custo de produção e impacto positivo na rentabilidade das exportações. Achamos que nesse momento está equilibrado”, declarou.

Questionado sobre se o aumento dos custos decorrente da mudança do patamar cambial pode provocar elevação dos preços dos veículos, Moan declarou que cabe a cada empresa definir quanto será o repasse da alta nos custos de produção. “Toda decisão de preço é individual das montadoras. Preço e custo cada um cuida do seu”.

Além de Moan, o presidente-executivo da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), Alarico Assumpção Jr., também se encontrou com Mantega para falar sobre o atual cenário da indústria automotiva nacional. Os dois executivos se mostraram otimistas quanto ao futuro do setor, prevendo crescimento tanto para os próximos meses quanto para o resultado consolidado de 2013, em comparação a 2012.

A Anfavea reiterou projeção de expansão entre 1% e 2% no licenciamento de veículos, de 12% para a produção de automóveis e de 20% por cento para as exportações. Já a Fenabrave previu alta de 1% no volume de vendas internas neste ano, superando a marca das 3,6 milhões de unidades comercializadas em 2012.

Continua após a publicidade

“Nos próximos meses poderemos melhorar mês a mês. Esta estimativa seria suficiente para manter o Brasil em um distanciamento positivo frente a outras nações”, disse Assumpção Jr.

Por fim, os executivos declararam que o encontro com Mantega também serviu para negociar uma possível recomposição do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) no setor automotivo, embora não tenham revelado mais detalhes.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.