Dólar alto pode beneficiar montadoras, diz Anfavea

Presidente afirma que competitividade entre marcas aumentará

mercado mercado

mercado (/)

A valorização do dólar deve melhorar a competitividade entre as montadoras a médio e longo prazos. Segundo informações da agência de notícias Reuters, a previsão foi feita na última terça-feira, 17 de setembro, pelo presidente da Anfavea, Luiz Moan, após encontro com o ministro da Fazenda, Guido Mantega. “Temos, com a subida do dólar, impacto no custo de produção e impacto positivo na rentabilidade das exportações. Achamos que nesse momento está equilibrado”, declarou.

Questionado sobre se o aumento dos custos decorrente da mudança do patamar cambial pode provocar elevação dos preços dos veículos, Moan declarou que cabe a cada empresa definir quanto será o repasse da alta nos custos de produção. “Toda decisão de preço é individual das montadoras. Preço e custo cada um cuida do seu”.

Além de Moan, o presidente-executivo da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), Alarico Assumpção Jr., também se encontrou com Mantega para falar sobre o atual cenário da indústria automotiva nacional. Os dois executivos se mostraram otimistas quanto ao futuro do setor, prevendo crescimento tanto para os próximos meses quanto para o resultado consolidado de 2013, em comparação a 2012.

A Anfavea reiterou projeção de expansão entre 1% e 2% no licenciamento de veículos, de 12% para a produção de automóveis e de 20% por cento para as exportações. Já a Fenabrave previu alta de 1% no volume de vendas internas neste ano, superando a marca das 3,6 milhões de unidades comercializadas em 2012.

“Nos próximos meses poderemos melhorar mês a mês. Esta estimativa seria suficiente para manter o Brasil em um distanciamento positivo frente a outras nações”, disse Assumpção Jr.

Por fim, os executivos declararam que o encontro com Mantega também serviu para negociar uma possível recomposição do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) no setor automotivo, embora não tenham revelado mais detalhes.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s