Clique e Assine a partir de R$ 9,90/mês

Dodge homenageia o passado com os novos Challenger T/A e Charger Daytona

Versões dos muscle cars que foram marcantes no passado voltam ao porfólio da marca

Por Henrique Rodriguez Atualizado em 23 nov 2016, 21h31 - Publicado em 16 ago 2016, 20h48
Dodge-Dodge-challenger-t/a-charger-daytona
Clássicos da Dodge ganham versões modernas com a chegada de séries especiais

A Dodge revisita o passado ao ressuscitar duas versões marcantes em sua história, o Challenger T/A e o Charger Daytona. São baseados nas gerações atuais dos dois modelos, mas seguindo a proposta original de cada um, na medida do possível.  A data de lançamento não poderia ser melhor: no próximo final de semana acontece o Woodward Dream Cruise, quando mais de 40 mil carros dos mais diversos tipos cruzam os 23 km da avenida Woodward, que atravessa Detroit.

Dodge-challenger-t/a
Dodge Challenger T/A: o clássico encontra o moderno
Continua após a publicidade

Os dois modelos seguem configuração semelhante, mas têm inspirações diferentes. O Dodge Challenger T/A foi criado em 1970 para competir na Trans-Am series, nos Estados Unidos. Com apenas 2.399 unidades, logo se tornou um dos muscle cars mais desejados de todos os tempos. Já o Dodge Charger Daytona é ainda mais antigo e raro: surgiu em 1969 com a proposta de competir na NASCAR. Teve apenas 501 unidades produzidas, mas fez bonito nas pistas.

Dodge-charger-daytona
Dodge Charger Daytona e sua versão original, com grande aerofólio

Tomando por base suas respectivas versões R/T, os esportivos têm faróis com LEDs, capô com tomadas de ar para o coletor de admissão da versão Hellcat, com filtro de ar cônico e sistema de escape controlado eletronicamente e rodas de alumínio aro 20″ mais largas que as originais. 

Dodge-challenger-t/a
Os dois modelos têm interior todo preto

Com o pacote Super Track, ganham mudanças no chassi, suspensão rebaixada em 12mm, passam a ter três modos de atuação para o controle de estabilidade (podendo até mesmo ser desligado) e pneus Goodyear Eagle F1. O pacote Plus é para quem se preocupa com equipamentos de conforto, como central multimídia Uconnect com tela de 8,4″ e compatibilidade com Android Auto e Apple CarPlay, além de bancos de couro. 

Dodge-challenger-t/a-charger-daytona
Novas versões recriam carros de quase 50 anos atrás

Importante mesmo são os motores disponíveis: o V8 5.7 Hemi com novo mapeamento mas os mesmos 375 cv e 55,2 mkgf de torque, e o V8 6.4 Hemi de 465 cv e 65,7 mkgf de torque. O câmbio manual Tremec de seis marchas (mesmo do Viper) é padrão, mas existe como opção o automático de oito marchas TorqueFlite com modo Sport e borboletas para trocas sequenciais. 

Continua após a publicidade

Publicidade

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo

Continue lendo, sem pisar no freio. Assine a QR.

Impressa + Digital

Plano completo da QUATRO RODAS! Acesso aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias e revista no app.

Acesso ilimitado ao Site da QUATRO RODAS, com conteúdos exclusivos e atualizados diariamente.

Comparativo entre os principais modelos do mercado.

Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.

Receba mensalmente a QUATRO RODAS impressa mais acesso imediato às edições digitais no App QUATRO RODAS, para celular e tablet.

a partir de R$ 14,90/mês

Digital

Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos no site e ter acesso a edição digital no app.

Acesso ilimitado ao Site da QUATRO RODAS, com conteúdos exclusivos e atualizados diariamente.

Comparativo entre os principais modelos do mercado.

Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.

App QUATRO RODAS para celular e tablet, atualizado mensalmente.

a partir de R$ 9,90/mês