Clique e Assine QAUTRO RODAS por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Do Pulse ao Tracker: listamos os 10 SUVs mais baratos do Brasil em 2023

Selecionamos os 10 SUVs compactos automáticos do Brasil e a boa notícia é que a maioria tem câmbio automático

Por Lucas Parente
Atualizado em 11 ago 2023, 12h52 - Publicado em 11 ago 2023, 12h50

Os SUVs se tornaram os carros mais vendidos do Brasil em 2022. O tamanho da carroceria, a posição elevada de dirigir e o porta-malas, que geralmente é pouco menor que o de um sedã. são características que fizeram com que caíssem nas graças do brasileiro e do mundo inteiro.

Embora motores menores e mais modernos tenham ajudado a reduzir o consumo e melhorar o desempenho, os SUVs não são mais baratos que carros hatch ou sedã. Mas é possível encontrar bons negócios entre os SUVs compactos.

Abaixo, QUATRO RODAS lista os 10 SUVs mais baratos do Brasil no momento.

10 – Chevrolet Tracker 1.0 Turbo AT

Chevrolet Tracker Premier AT
(Divulgação/Quatro Rodas)

Apesar de ser a configuração de entrada da linha de SUVs da Chevrolet, o Tracker não deixa de ser um carro equipado. Ele tem de série câmbio automático de seis marchas, ar-condicionado, central multimídia com tela de 8”, airbags laterias e de cortina, Apple CarPlay e Android Auto sem fio, trava de velocidade, controle de tração e estabilidade, cheva presencial, sistema Start/Stop, 6 air-bags e muito mais.

Hoje, o SUV mais barato da Chevrolet custa R$ 128.350.

  • Versão: Chevrolet Tracker 1.0 Turbo AT
  • Valor: R$ 128.350
  • Motor: 1.0 Turbo de 116 cv e 16,8 kgfm
  • Câmbio: Automático de seis velocidades
  • Consumo: Gasolina – 12,1 km/l no urbano e 15,5 km/l no rodoviário
  • Porta-malas: 393 litros

9 – Jeep Renegade 1.3 Turbo

Renegade Diesel
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

A versão de entrada do Jeep Renegade foi lançada estrategicamente antes dos descontos do Governo Federam nos automóveis. O carro, que custa R$ 9.000 a menos que a versão Sport, não faz muitas renúncias em relação a equipamentos para a versão superior. Não tem luzes de iluminação dos para-sóis e do porta-luvas, tapetes dianteiros e traseiros, rack de teto e o sistema Jeep Cabin, o filtro de ar da cabine, e também os três anos de garantia, comum em todos os modelos. Apenas 1 ano de garantia é oferecido.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

Mas, o carro mantém o motor 1.3 turbo com câmbio automático de seis velocidades, freios a disco nas quatro rodas, rodas de liga leve, seis airbags, câmera de estacionamento traseira, Apple Carplay e Android Auto sem fio, carregador por indução, tela de infoenretenimento de 8,4” painel analógico de 7”, assentos de couro e outros detalhes.

  • Versão: Jeep Renegade 1.3 Turbo
  • Valor: R$ 125.990
  • Motor: 1.3 Turbo flex T270 de 185 cv e 27,5 kgfm
  • Câmbio: Automático de seis velocidades
  • Consumo: Gasolina – 11,1 km/l urbano e 13,6 km/l rodoviário
  • Porta-malas: 385 litros

8 – Caoa Chery Tiggo 5x Sport

Caoa Chery Tiggo 5X Sport
(Divulgação/Caoa Chery)

A versão Sport do Tiggo 5x, também foi lançada este ano para ser o carro “popular” da montadora chinesa no Brasil. O modelo teve uma redução de R$ 30.000 e retirada de equipamentos mais supérfluos, como teto solar panorâmico, rodas de liga leve aro 18 (substituídas por rodas aro 17), faróis full-led (os novos faróis halógenos só têm drl de led), carregador de celular por indução, ar-condicionado digital automático e câmera de 360°.

Porém, o carro manteve uma boa gama de equipamentos. Permanecem a chave presencial, sistema Star/Stop, bancos elétricos, câmera de ré com guias, acendimento automático de faróis,  seis air-bags, modo de condução Sport, tela de instrumento de 7”, multimídia de 10,25” Apple CarPlay e Android Auto sem fio, entre outros.

Apesar da Caoa afirmar que o valor do modelo iria alterar pós fase de lançamento, eles mantiveram o valor inicial de R$ 119.990.

  • Versão: Caoa Cherry Tiggo 5x Sport
  • Valor: R$ 119.990
  • Motor: 1.5 Turbo flex de 150 cv e 21,4 kgfm
  • Câmbio: CVT com 9 marchas simuladas
  • Consumo: Gasolina – 9,7 km/l urbano e 10,9 km/l rodoviário
  • Porta-malas: 340 litros

7 – Volkswagen T-Cross Sense TSI

T Cross
(Divulgação/Quatro Rodas)

O T-Cross Sense é o SUV mais barato da Volkswagen. Apesar de não tão equipado como outras versões, ainda traz comodidades para o consumidor. O motor 1.0 TSI de 128 cv e o câmbio automático de seis marchas é mantido nele.

Continua após a publicidade

Os itens de se série SUV são: seis air-bags, sistema de partida em rampa, ar-condicionado, painel de instrumentos analógico, luzes de condução diurna, sistema Star/Stop, chave presencial, sensores de estacionamento traseiros, entre outros.

  • Versão: Volkswagen T-Cross Sense TSI
  • Valor: R$ 118.990
  • Motor: 1.0 200 TSI flex de 116 cv e 20,4 kgfm
  • Câmbio: Automática de seis velocidades
  • Consumo: Gasolina: 11,7 km/l urbano e 16,9 km/l rodoviário
  • Porta-malas: 373 litros

6 – Hyundai Creta Action 1.6 AT

CRETA ACTION
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

O modelo de entrada do SUV da Hyundai ainda segue o visual da versão mais antiga do Creta. O carro, que hoje etá na faixa de R$ 117.490, é quase R$ 20.000 mais barato que sua versão acima, o Creta Comfort já com visual renovado e motor 1.0 turbo de 120 cv. O Action, porém, mantém o motor 1.6 aspirado de 130 cv.

O Creta Action não é dos mais equipados, mas mantém ainda uma boa lista de equipamentos, como volante multifuncional, câmbio automático, rodas de liga leve de 16”, controle de estabilidade e tração, airbag duplo, chave presencial, sistema Start/Stop, entre outros. E, se juntando ao T-Cross Sense, é o segundo em nossa lista que não vêm equipado de série com sistema multimídia.

  • Versão: Hyundai Creta Action 1.6
  • Valor: R$ 117.490
  • Motor: 1.6 aspirado flex de 130 cv e 16,5 kgfm
  • Câmbio: Automático de seis velocidades
  • Consumo: Gasolina – 10,4 km/l urbano e 13,5 km/l rodoviário
  • Porta-malas: 431 litros

5 – Nissan Kicks Active 1.6 CVT

Nissan Kicks Active
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

O Nissan Kicks, mudou a forma de distinção de suas versões este ano e passa a ter mudanças restritas apenas à lista de equipamentos, cores e acabamento interno.

Agora, a versão de entrada está disponível de série com luzes de condução diurna e novas opções de cores externas. Mas, ainda segue sem o sistema multimídia, que fica como opcional pelo valor de R$ 2.000.

Continua após a publicidade

Outros equipamentos de série do SUV da Nissan: 6 air-bags, piloto automático, monitoramento de pressão dos pneus (TPMS), rodas de aço de 16”, controle de estabilidade e tração, ar-condicionado, entre outros.

  • Versão: Nissan Kicks Active 1.6 CVT
  • Valor: R$ 112.990
  • Motor: 1.6 aspirado flex de 110 cv e 15,2 kgfm
  • Câmbio: CVT com 7 marchas simuladas
  • Consumo: Gasolina – 11,4 km/l urbano e 15,3 km/l rodoviário
  • Porta-malas: 432 litros

4 – Renault Duster 1.6 Intense MT

Renault Duster
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

O SUV da Renault chega na lista no top 4 mais baratos do Brasil, mas é o primeiro e único com câmbio manual. A versão de entrada de configuração manual está saindo no valor de R$ 112.590. A outra versão do Duster Intense, mas com câmbio CVT, também merece menção em nossa lista devido ao seu valor de R$ 119.990.

O Duster MT vêm equipado de série com ar-condicionado, volante e banco do motorista com ajuste de altura, volante multifuncional, controle de estabilidade com auxílio de partida em rampa, assistência de frenagem de emergência, sistemas Star/Stop, piloto automático com limitador de velocidade, entre outros.

  • Versão: Renault Duster 1.6 Intense MT
  • Valor: R$ 112.590
  • Motor: 1.6 aspirado de 120 cv e 16,2 kgfm
  • Câmbio: Manual de 5 velocidades
  • Consumo: Gasolina – 10,8 km/l urbano e 13,1 km/l rodoviário (testes feitos em modelo com câmbio CVT)
  • Porta-malas: 475 litros

    3 – Peugeot 2008 Allure 1.6 AT

    Peugeot-2008-1-1
    (Divulgação/Peugeot)

    O Peugeot 2008, que recentemente passou por mudanças visuais, hoje é o terceiro SUV mais barato no país. O modelo foca no custo-benefício, porém peca quando o assunto é segurança. O modelo de entrada da Peugeot segue sem oferecer controle de estabilidade e tração e outros sistemas de segurança mais avançados.

    Ele vem de série com central multimídia de 7”, Apple CarPlay e Android Auto, direção elétrica, ar-condicionado, limitador de velocidade, controle de cruzeiro, dentre outros.

    Continua após a publicidade

    Outras versões acima da Allure também podem ser encontradas com valores próximos aos mencionados nesta lista. Modelos como o 2008 Style, Roadtrip e Style THP, podem ser encontrados na faixa de R$ 114.990 até R$125.990.

    • Versão: Peugeot 2008 Allure 1.6 AT
    • Valor: R$ 107.990
    • Motor: 1.6 EC5 flex aspirado de 120 cv e 15,6 kgfm
    • Câmbio: Autoático de seis velocidades
    • Consumo: Gasolina – 10 km/l urbano e 14,3 km/l rodoviário
    • Porta-malas: 402 litros

    2 – Citroën C4 Cactus Live AT

    2223144-tedpyphrp0-1-e1688744743932
    (Divulgação/Citroën)

    Chegando no segundo SUV mais barato do Brasil, temos o C4 Cactus Live AT. A versão de entrada do SUV da Citroën chegou este ano com poucas atualizações, mas com mais tecnologia. Segue com o motor 1.6 aspirado de 120 cv e câmbio automático de seis marchas.

    A versão atualizada do SUV tem freio a disco nas quatro rodas, seis airbags, ar-condicionado digital automático, barras de teto, assistente de partida em rampa, rodas de 16’’ forjadas, controle de estabilidade, nova cantral multimídia de 10”, Apple CarPlay e Android Auto e tração e chave presencial para abertura de portas e partida do motor.

    A versão acima desta, C4 Cactus Feel Pack, também está entre os SUVs mais baratos do Brasil, custando R$ 125.990.

    • Versão: Citroën C4 Cactus Live AT
    • Valor: R$ 106.990
    • Motor: 1.6 aspirado de 120 cv e 15,7 kgfm
    • Câmbio: Automático de seis velocidades
    • Consumo: Gasolina – 10,6 km/l urbano e 13,5 km/l rodoviário
    • Porta-malas: 320 litros

    1 – Fiat Pulse Drive 1.3 CVT

    Fiat-Pulse-2022-1
    (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    A versão de entrada do Fiat Pulse na linha 2023 tem o menor valor do Brasil na categoria de SUVs. O carro, que hoje custa R$ 100.990 com motor 1.3 de 107 cv e câmbio manual, também surpreende por sua eficiência: em nossos testes, fez 13 km/l na cidade e 17,8 km/l no ciclo rodoviário. A versão com câmbio automático CVT custa R$ 107.990.

    Continua após a publicidade

    Apesar de ser o pacote de entrada, o Fiat Pulse também oferece uma boa linha de equipamentos. De série, há ar-condicionado digital automático, piloto automático, multimídia com tela de 8,4”, Android Auto e Apple CarPlay sem fio, ESP, quatro airbags e faróis e lanternas de led. Porém, dispensa rodas de liga leve e utiliza calotas de 16 polegadas a partir da linha 2023.

    • Versão: Fiat Pulse Drive 1.3 CVT
    • Valor: R$ 100.990
    • Motor: 1.3 aspirado de 107 cv e 13,7 kgfm
    • Câmbio: CVT com 7 marchas simuladas
    • Consumo: Gasolina – 13,0 km/l urbano e 17,8 km/l rodoviário
    • Porta-malas: 370 litros
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Oferta dia dos Pais

    Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

    OFERTA
    DIA DOS PAIS

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.