Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Dez publicidades automotivas que fugiram um pouco da realidade

A criatividade das montadoras (e das agências de propaganda) sob nossa lente de aumento

Por Redação
Atualizado em 5 jun 2021, 10h24 - Publicado em 7 nov 2016, 19h41
  • Seguir materia Seguindo materia
  •  

    Publicidade

    Galaxie LTD

    Publicidade

    Ford Galaxie LTD

    O anúncio de 1969 era pura exclusividade: “O carro menos vendido no Brasil”. Com 5.544 vendas (somadas todas as versões do Galaxie), ninguém da Ford deve ter se lembrado de Puma (287 carros) ou Toyota Bandeirante (298), fabricados no mesmo ano.

    Publicidade

     

    Publicidade

    Renault Gordini

    Publicidade

    Renault Gordini Renault Gordini

    Continua após a publicidade

    Com um bordão que proclamava os “40 hp de emoção” do Gordini, a Renault nunca disse exatamente qual era essa emoção. Talvez fosse a ansiedade de esperar 17,3 segundos para acelerar de a 0 a 80 km/h, segundo teste de maio de 1966.

     

    Publicidade

    Chevrolet Opala

    Chevriolet Opala 3800 Chevriolet Opala 3800

    Não se conhece um estudo que apontasse a alta lucratividade do Opala como táxi. Mas, nos anos 70, ele era propagandeado como o carro que dava mais dinheiro na praça. Será que ninguém se lembrou do Fusca?

     

    Publicidade

    Dodge Polara

    Dodge 1800 Polara Dodge 1800 Polara

    “Potência de carro grande, economia de carro pequeno.” O lema de 1976 dava a entender que o Polara era um exagero de rendimento. Vá lá que comparado aos seus pares seu desempenho era superior, assim como seu apetite diante da bomba de combustível.

    Continua após a publicidade

     

    Publicidade

    Ford Fiesta 2007/08

    Ford Fiesta 2007/2008 Ford Fiesta 2007/2008

    Chamar carro remodelado de nova geração é quase tradição no Brasil. O Fiesta 2007/08 foi só um exemplo. “Seu nível de exigência vai subir. Novo interior. Novo design. Totalmente novo. Melhor só sendo seu.” Mas de fato era um face-lift. E só.

     

    Publicidade

    Chevrolet Caravan

    Chevrolet Caravan Chevrolet Caravan

    Ao bolar a frase “o primeiro station wagon brasileiro”, quando anunciava o lançamento daCaravan 1975, a Chevrolet parece ter se esquecido da Simca Jangada e até da sua Veraneio. Sem falar de Vemaguet e Variant, também com duas portas.

     

    Publicidade

    Hyundai i30

    Hyundai i30 Hyundai i30

    A palavra “novo”, repetida a cada foto do anúncio do i30 2011, incluía motor, câmbio automático, rodas e… entre-eixos? A própria marca explicou depois que as melhorias estavam nos detalhes, como coletor de escapamento ou reprogramação da injeção.

    Continua após a publicidade

    Pouco tempo depois, a Caoa criou uma polêmica ainda maior no lançamento do Veloster. Deu até processo – num deles, o comprador de uma unidade na época ganhou na justiça o direito de receber um exemplar zero km, com tudo o que havia sido anunciado.

     

    Publicidade

    Lifan 320

    Lifan 320 Lifan 320

    “Lifan 320 vem com tudo! Elegância, conforto e personalidade”, diz um anúncio atual. De fato, não se pode negar sua personalidade marcante. Pena que ela venha do design do Mini Cooper, de onde o compacto chinês tirou a originalidade de suas linhas.

     

    Publicidade

    VW Fusca 1500

    Fusca-1500-modelo-1973-da-Volkswagen Fusca-1500-modelo-1973-da-Volkswagen

    Em 1967 a publicidade da VW já havia apelidado o Fusca 1300 de “Tigre”. Quatro anos depois, outra dose de exagero, dessa vez para o 1500: “Pise no acelerador e ele vira fera”. Fera? Com seus 126 km/h de máxima, estava mais para gatinho.

     

    Publicidade

    Ford Corcel GT

    Ford Corcel GT Ford Corcel GT

    “Cuidado: carro bravo”, dizia a campanha de 1971. Só que não foi bem isso que Colin Chapman pensou após testar para QUATRO RODAS o Corcel GT, com seus mansos 80 cv. “Acho que não vamos chegar nunca”, registrou o criador da Lotus, ao volante do GT.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 12,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.