Dez publicidades automotivas que fugiram um pouco da realidade
A criatividade das montadoras (e das agências de propaganda) sob nossa lente de aumento
Galaxie LTD
Ford Galaxie LTD
O anúncio de 1969 era pura exclusividade: “O carro menos vendido no Brasil”. Com 5.544 vendas (somadas todas as versões do Galaxie), ninguém da Ford deve ter se lembrado de Puma (287 carros) ou Toyota Bandeirante (298), fabricados no mesmo ano.
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Renault Gordini
Com um bordão que proclamava os “40 hp de emoção” do Gordini, a Renault nunca disse exatamente qual era essa emoção. Talvez fosse a ansiedade de esperar 17,3 segundos para acelerar de a 0 a 80 km/h, segundo teste de maio de 1966.
Chevrolet Opala
Não se conhece um estudo que apontasse a alta lucratividade do Opala como táxi. Mas, nos anos 70, ele era propagandeado como o carro que dava mais dinheiro na praça. Será que ninguém se lembrou do Fusca?
Dodge Polara
“Potência de carro grande, economia de carro pequeno.” O lema de 1976 dava a entender que o Polara era um exagero de rendimento. Vá lá que comparado aos seus pares seu desempenho era superior, assim como seu apetite diante da bomba de combustível.
Ford Fiesta 2007/08
Chamar carro remodelado de nova geração é quase tradição no Brasil. O Fiesta 2007/08 foi só um exemplo. “Seu nível de exigência vai subir. Novo interior. Novo design. Totalmente novo. Melhor só sendo seu.” Mas de fato era um face-lift. E só.
Chevrolet Caravan
Ao bolar a frase “o primeiro station wagon brasileiro”, quando anunciava o lançamento daCaravan 1975, a Chevrolet parece ter se esquecido da Simca Jangada e até da sua Veraneio. Sem falar de Vemaguet e Variant, também com duas portas.
Hyundai i30
A palavra “novo”, repetida a cada foto do anúncio do i30 2011, incluía motor, câmbio automático, rodas e… entre-eixos? A própria marca explicou depois que as melhorias estavam nos detalhes, como coletor de escapamento ou reprogramação da injeção.
Pouco tempo depois, a Caoa criou uma polêmica ainda maior no lançamento do Veloster. Deu até processo – num deles, o comprador de uma unidade na época ganhou na justiça o direito de receber um exemplar zero km, com tudo o que havia sido anunciado.
Lifan 320
“Lifan 320 vem com tudo! Elegância, conforto e personalidade”, diz um anúncio atual. De fato, não se pode negar sua personalidade marcante. Pena que ela venha do design do Mini Cooper, de onde o compacto chinês tirou a originalidade de suas linhas.
VW Fusca 1500
Fusca-1500-modelo-1973-da-Volkswagen
Em 1967 a publicidade da VW já havia apelidado o Fusca 1300 de “Tigre”. Quatro anos depois, outra dose de exagero, dessa vez para o 1500: “Pise no acelerador e ele vira fera”. Fera? Com seus 126 km/h de máxima, estava mais para gatinho.
Ford Corcel GT
“Cuidado: carro bravo”, dizia a campanha de 1971. Só que não foi bem isso que Colin Chapman pensou após testar para QUATRO RODAS o Corcel GT, com seus mansos 80 cv. “Acho que não vamos chegar nunca”, registrou o criador da Lotus, ao volante do GT.