Detran-SP ganha serviço online para indicação de condutor em infrações
Os proprietários podem recorrer apenas à multas emitidas pelo órgão. Recursos de infrações registradas por CET, DER e PRF não são aceitos via web
O Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo) passou a receber via web indicações de condutor em infrações de trânsito, mostrando ainda o andamento dos recursos. O procedimento era feito, até então, pelo correio ou pessoalmente em um posto do Detran.
LEIA MAIS:
>> Uso de farol baixo durante o dia nas estradas agora é obrigatório
>> Multas terão valores reajustados em até 66% em novembro
>> Automóveis do Brasil terão placas do Mercosul a partir de 2017
Agora, caso uma infração tenha sido cometida por um condutor que não seja o proprietário do veículo, a indicação pode ser feita pelo site oficial da regional paulista. Porém, há restrições: serão aceitos apenas recursos de multas emitidas pelo órgão, excluindo aquelas registradas por CET (Companhia de Engenharia de Trânsito), DER (Departamento de Estradas de Rodagem) e PRF (Polícia Rodoviária Federal).
Para recorrer, o proprietário do veículo multado deve entrar no site do Detran-SP, clicar na aba “Infrações” na barra superior azul, procurar pelo campo “Indicação de condutor de veículo”, ler as instruções (se necessário) e acessar o link “Faça pela Internet”. Na próxima etapa, deve ser feito um rápido cadastro em nome do proprietário do veículo. Por fim, o formulário físico recebido via correio precisa ser preenchido manualmente (com a assinatura do infrator), escaneado e anexado no campo destinado ao upload. O tempo para o recurso é o estipulado na notificação.
Feito o procedimento, basta aguardar o deferimento (ou não) do recurso, com a possibilidade de acompanhar o andamento da indicação.
Nissan Kait 2026 terá faróis divididos estilo Renault Kardian para se distanciar do Kicks
Rally 4R leva Quatro Rodas de volta às suas origens para comemorar 65 anos
Novo Toyota Corolla 2027 evolui com design radical e terá versão elétrica
Honda HR-V 2026, a evolução da sofisticação
Omoda 5 HEV estreia no Brasil com preço de VW T-Cross e faz até 15 km/l







