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Designer do Honda WR-V revela inspirações brasileiras

Keisuke Nakamura diz que robustez foi palavra-chave na concepção do estilo do novo SUV, que chega às ruas em 2017

Por Vitor Matsubara Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
21 nov 2016, 19h13

Grande atração da Honda no Salão do Automóvel, o WR-V foi um dos modelos mais procurados pela visitantes da feira. Embora muita gente diga que a novidade não passa de um Fit “aventureiro”, os executivos da marca se apressam em dizer que o WR-V é, sim, um produto novo.

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Foi essa a impressão reforçada após um longo bate-papo com Keisuke Nakamura, designer responsável pelo projeto exterior, e Luis Marcelo Kuramoto, chefe do projeto do veículo – e também o primeiro brasileiro a ocupar um cargo dessa magnitude na história da empresa no país.

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Honda WR-V
Frente exclusiva do WR-V tem capô mais alto que o do Fit ()

Kuramoto revelou que a ideia de lançar o WR-V nasceu antes mesmo do lançamento do HR-V. “Na época, descobrimos que haveria espaço para um SUV de entrada, posicionado abaixo do CR-V. Começamos a pesquisar e definimos que o público-alvo deveria ser uma família jovem”. Partindo desse ponto, a filial brasileira norteou seu desenvolvimento em um SUV fácil de manobrar e espaçoso para levar uma família, mas que tivesse preço mais acessível do que as atuais opções do segmento – entre as quais está o próprio HR-V.

“Desenvolvemos um projeto voltado para famílias jovens que procuram um carro compacto, espaçoso e imponente. Nossa intenção foi fazer com que todos se sentissem protegidos dentro desse carro, por isso criamos um conceito chamado ‘Wild Armour’ – ou ‘Armadura Selvagem’. Procuramos reforçar a impressão de imponência por todos os lados. Do uso de materiais até o desenho dos vincos nascem da parte inferior, tudo foi pensado para reforçar essa imagem de robustez. Nossa intenção é que a parte externa estaria ‘abraçando’ e protegendo a cabine”, comentou Nakamura, que ressaltou também o uso dos cromados e das peças pintadas de prata no exterior do veículo, recurso adotado para dar um aspecto mais elegante ao modelo.

Honda WR-V
De perfil, muitas semelhanças com o Fit ()

Durante a fase de desenvolvimento, a Honda pesquisou as peculiaridades do consumidor de três capitais nacionais: Fortaleza (que registra o maior crescimento no número de emplacamentos), São Paulo (dona da maior frota de veículos do país) e Curitiba (a quarta cidade mais rica do país). “Depois de andar por São Paulo, vi que a cidade tem uma energia muito forte, mas as condições de conservação do pavimento são muito divergentes. A quantidade de buracos e outros obstáculos fazem as ruas serem um pouco agressivas ao carro. Foi por isso que fizemos alterações como aumentar a altura livre em relação ao solo”, explica o designer Keisuke.

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Com a ideia final em mãos, os brasileiros foram até a matriz da Honda no Japão para vender o projeto. Foram inúmeras viagens na ponte aérea Brasil-Japão, incluindo idas à matriz e visitas à São Paulo para obter o sinal verde para o projeto batizado internamente de “Little Giant”, ou “Pequeno Gigante”, em bom português. “Foi desafiador provarmos que precisavamos de um carro assim para o Brasil. No entanto, depois de obter a autorização, tivemos total autonomia para desenvolver o projeto e implantar características que achamos ser interessantes para um carro desse tipo”, diz Kuramoto.

Honda WR-V
Traseira com lanternas estendidas na horizontal dividiu opiniões entre os visitantes do Salão ()

Poucas informações relevantes sobre o WR-V foram divulgada pela Honda no Salão do Automóvel. A marca, no entanto, revelou as dimensões do carro: 4 metros de comprimento, 1,73 metro de largura e 1,57 metro de altura, com distância entre-eixos de 2,55 metros e 20 cm de distância livre em relação ao solo, medidas um pouco maiores que as do Fit e menores que as do HR-V.

A gama de versões deve seguir o padrão dos outros modelos da marca, principalmente o Fit. Do monovolume deve vir também a motorização 1.5 16V i-VTEC, que entrega até 116 cv e 15,3 mkgf de torque máximo se abastecido com etanol. O outro dado liberado pela marca é que o WR-V estreia no primeiro semestre de 2017.

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