Curling com carros: o novo esporte genial da Rússia
Nova modalidade utiliza carros compactos no lugar das pedras de granizo
Desde que as Olimpíadas de Inverno passaram a ganhar destaque na TV, o curling tornou-se um dos esportes mais populares – e menos praticados – no planeta. Na Rússia, onde o que não falta é gelo, acaba de ser inventada uma nova variante da modalidade: o curling com carros!
A farra ocorreu no sábado retrasado, tendo como palco um rinque de patinação ao ar livre. Os protagonistas foram uma frota de Yugo, o compacto de origem iugoslava que se tornou um dos mais populares automóveis do bloco soviético nas décadas de 80 e 90.
Repare que havia dois “times”, formados por Yugos azuis e vermelhos. As regras são parecidas com as do curling tradicional: pessoas empurram os carros (com os motores desligados) e o soltam rumo ao alvo pintado no gelo. Vence quem conseguir colocar um carro bem no alvo (ou mais próximo).
Para isso, cada veículo ainda conta com um motorista que pode manobrar o Yugo de forma a abalroar e deslocar os carros que estiverem no caminho para a glória.
De nossa parte, só sentimos falta dos varredores que escovam o gelo furiosamente para reduzir o atrito no curling tradicional. Certamente ficaria mais emocionante (e perigoso) ver esses caras escovando o gelo na frente de um automóvel em movimento.